Dois bombeiros de Apucarana participam de resgates no RS

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 03/05/2024
Ao todo, 32 bombeiros militares, nove viaturas e quatro embarcações seguiram para o Rio Grande do Sul na última quinta-feira (2)

Dois integrantes do 11º Grupamento de Bombeiros de Apucarana (PR) estão no Rio Grande do Sul ajudando nos resgates das vítimas das enchentes. O Estado é atingido por fortes chuvas desde a segunda-feira (29). De acordo com a Defesa Civil, cerca de 14,8 mil pessoas estão fora de casa, sendo 4.645 pessoas em abrigos e 10.242 desalojados. O último balanço aponta 32 mortes. 

-LEIA MAIS: Bombeiros de Apucarana coletam doações para vítimas de enchentes no RS

Segundo a corporação, o sargento Do Carmo e o cabo Anderson viajaram para o Rio Grande do Sul junto com a força-tarefa do Corpo de Bombeiros. Ao todo, 32 bombeiros militares, nove viaturas e quatro embarcações seguiram para o Rio Grande do Sul na última quarta-feira (1º). Um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) também foi deslocado.  

Os dois bombeiros do 11º Grupamento de Apucarana passaram por cursos e especializações nesse tipo de resgate. O sargento Carmo trabalha em Apucarana, enquanto o cabo Anderson é o gestor de brigada comunitária de Jandaia do Sul.

Além do apoio no resgate, os bombeiros iniciaram uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas. Segundo a tenente dos bombeiros Ana Paula Zanlorenzi, são três postos de coleta na região que receberão materiais de limpeza, de higiene, alimentos não perecíveis e água. Além do quartel central de Apucarana, na Rua Ponta Grossa, o posto do Corpo de Bombeiros de Mandaguari e a Brigada Comunitária de Jandaia do Sul serão pontos de arrecadação. Confira os endereços abaixo.

As doações serão recebidas até o dia 8 de maio (quarta-feira). As arrecadações serão destinadas para as milhares de pessoas estão desalojadas e desabrigadas. Além da ajuda humanitária, o Governo do Paraná também enviou 32 bombeiros militares para o RS. Os agentes estão atuando em diversas missões, especialmente no resgate de vítimas ilhadas.

A ação é promovida pelo Governo do Estado, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e da Superintendência Geral de Ação Solidária, com apoio da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR).

Endereços