A 2ª Vara da Fazenda Pública de Apucarana julgou procedente, em partes, o pedido de afastamento definitivo do ex-gestor Itamar Gomes de Oliveira da Cooperativa Mista de Trabalho e Produção de Catadores e Separadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap).
A juíza Renata Bonzan Jauris proibiu Itamar de exercer qualquer função na cooperativa e além dele, a decisão também atende pedido do Ministério Público pelo afastamento dos demais membros dos Conselhos de Administração e Fiscal.
Entretanto, segundo a decisão da magistrada, todos não estão impedidos de serem cooperados da associação (depois do período que durar a intervenção), diz o documento.
A Cocap está sob intervenção judicial desde 2017, após denúncias de irregularidades nas prestações de contas da cooperativa. Na época, o Município de Apucarana foi intimado a nomear um interventor, visando a tomada de providências diversas na cooperativa, de maneira a manter as atividades e corrigir possíveis distorções de direitos dos cooperados. Antônio Roberto Nogueira foi o nomeado.
A decisão também estende a intervenção até junho de 2021.