Os bombeiros do 11º Grupamento de Bombeiros de Apucarana (11º GB) já atenderam um total de 1922 ocorrências até a manhã desta terça-feira (02). A data também marca o Dia do Bombeiro Brasileiro.
📰 LEIA MAIS: Fogo consome vegetação no Parque da Raposa e fumaça gera transtornos
Levantamento realizado pelo TNOnline com base no Sistema de Estatística de Ocorrências do Corpo de Bombeiros do Paraná (SYSBM) traz os detalhes da rotina enfrentada pelos bombeiros. Foram 536 acidentes de trânsito, 530 atendimentos pré-hospitalares (APH), 297 operações de busca e salvamento e 59 atendimentos comunitários.
Acidentes de trânsito e APH
O maior número de ocorrências é de acidentes de trânsito. Foram 536 acidentes registrados até o momento. Logo em seguida, o número de Atendimento Pré-Hospitalares (APH), também chama a atenção, com 530 registros.
Segundo a tenente Ana Paula Zanlorenzzi, a maior parte dessas ocorrências envolve acidentes com motocicletas.
“Um dos principais tipos de acidente que nós atendemos é o acidente de trânsito, envolvendo principalmente motocicletas. Então muitos desses atendimentos pré-hospitalares envolvem as motocicletas”, ressalta.
Incêndios
O número de incêndios registrados até o momento chega a 500. A tenente comenta que boa parte dessas ocorrências é causada por diversos fatores, mas envolve principalmente a ação humana.
“Grande parte desses atendimentos são de incêndios ambientais, nós estamos, inclusive, numa época bastante propícia. Então, por conta do nosso clima bastante seco, a baixa umidade relativa do ar, nós temos pequenos focos que começam, geralmente, por ação humana e, muitas vezes, por atos de vandalismo, pessoas que realmente ateiam fogo em vegetação de forma indiscriminada, aquelas pessoas também que, na tentativa de limpar os seus terrenos acabam recolhendo vegetação e colocam fogo na sequência”, salienta.
O alto índice de incêndios ambientais também acaba interferindo em trabalhos de maior urgência na rotina dos bombeiros.
“Muitas vezes recebemos diversas ligações de incêndios ambientais e, ao mesmo tempo, temos outras ocorrências, como incêndios em residência. Já tivemos casos em que estávamos atendendo incêndios ambientais e precisamos deslocar para esse atendimento prioritário. Então é muito importante, em primeiro lugar, sempre que as pessoas tenham essa consciência para evitar esses incêndios ambientais”, salienta.
Busca e salvamento e atendimentos comunitários
Até o momento, já foram registradas 297 ocorrências de busca e salvamento. Atendimentos comunitários somam 59 registros.
“Nós temos os atendimentos comunitários que são realizados principalmente em épocas que temos chuvas e vendavais, com questão de destelhamento de residências, cortes e podas de árvore”, destaca.
A tenente Ana Paula ressalta ainda que os bombeiros seguem trabalhando 24 horas por dia.
“O trabalho do Corpo de Bombeiros é bastante diversificado e nós estamos sempre à disposição da população, para que possamos oferecer um serviço de excelência a todos aqueles que precisarem no momento de dificuldade”, finaliza.
11º GB
O 11º Grupamento de Bombeiros do Paraná é sediado em Apucarana. O 11º GB é responsável pela prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento e ações de Defesa Civil nos municípios de Apucarana, Bom Sucesso, Califórnia, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Marilândia do Sul, Marumbi, Novo Itacolomi, Rio Bom, Borrazópolis, Cruzmaltina, Faxinal, Grandes Rios, Kaloré, Mauá da Serra, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí e São Pedro do Ivaí.
Para atender a toda a região são dois quartéis em Apucarana e um em Mandaguari, além de um Posto de Brigada Comunitária em Jandaia do Sul.