O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, visitou nesta sexta-feira (18), o novo hospital da Acea (Hospital Torao Tokuda), em Apucarana. Ele esteve acompanhado do deputado federal Beto Preto (PSD) e do secretário de Estado da Saúde, César Neves. O hospital, de caráter filantrópico, é administrado pelo Instituto Santa Clara e tem como foco atender a demanda de cirurgias eletivas na região, especialmente por meio do Programa Opera Paraná.
-LEIA MAIS: Corpo de Bombeiros de Apucarana recebe novo comandante; veja
"Toda iniciativa que visa o bem da população é muito bem vinda. É uma estrutura impressionante e não tenho dúvidas de que a população de toda a região ganha muito com essa oferta de mais assistência perto de casa", afirmou o coronel Vasco.
A nova unidade hospitalar, situada em uma área de aproximadamente 2 mil metros quadrados, se destaca pela sua capacidade de expansão. O projeto prevê a ampliação para mais de 100 leitos, o que permitirá a realização de cerca de 450 procedimentos cirúrgicos mensais. Esse aumento na capacidade de atendimento deve reforçar o sistema de saúde pública local, proporcionando à população de Apucarana e região um acesso mais rápido e eficiente a cirurgias e tratamentos de média complexidade.
O Instituto Santa Clara investiu aproximadamente R$ 12 milhões nas obras de adequação da estrutura física do hospital, além da aquisição de mobiliário e equipamentos modernos. “Esse investimento é fundamental para garantir um atendimento de qualidade e ampliar a oferta de cirurgias para a população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou o deputado federal Beto Preto, que destacou a importância de parcerias público-privadas para fortalecer o sistema de saúde.
O secretário de Estado da Saúde, César Neves, ressaltou o impacto positivo do Programa Opera Paraná, que tem como objetivo reduzir filas e oferecer uma resposta ágil às demandas reprimidas de cirurgias eletivas. “A ampliação desse hospital permitirá que mais pessoas sejam atendidas de maneira rápida e humanizada, desafogando o sistema de saúde da região e garantindo a continuidade dos cuidados”, disse Neves.
PROVIDÊNCIA - Ainda em Apucarana, as autoridades visitaram também o novo Pronto-socorro do Hospital da Providência. O espaço foi ampliado em 1.595,32 metros quadrados. Atualmente, o hospital realiza cerca de 40 mil atendimentos por ano. Com a nova estrutura, será possível reduzir o tempo de espera, otimizando o fluxo, sobretudo para casos de urgência e emergência, ampliando a capacidade de resposta da unidade.
"São investimentos que causam um impacto direto na saúde da população. O Corpo de Bombeiros do Paraná é um grande aliado da Secretaria de Estado da Saúde e também da população apucaranense. Por isso, felicito a todos que participaram dessas obras que visam melhorar a qualidade de vida", concluiu Vasco.
Veja fotos