Enem começa para 6,8 mil estudantes neste domingo (03) na região

Autor: Da Redação,
domingo, 03/11/2024
Número de inscritos na região registrou aumento de 5,4% em relação a 2023

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste domingo (3) para 6.850 estudantes da região. Eles vão realizar as provas em Apucarana, Arapongas, Ivaiporã, Jandaia do Sul e Mauá da Serra.

-LEIA MAIS: Entenda o cálculo das notas do Enem 2024

Neste domingo, as provas são compostas por 45 questões de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira – inglês ou espanhol, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e mais 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). Os participantes também devem redigir uma redação de 30 linhas.

No dia 10 de novembro, os estudantes voltam aos locais de votação para responder 90 questões objetivas divididas em 45 itens de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática.

O número de inscritos na região registrou aumento de 5,4% em relação a 2023, quando foram 6.497 inscrições. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Do total de inscritos deste ano, 56% são concluintes do ensino médio.

O município com maior número de inscritos é Apucarana, com 2.420 inscritos confirmados, dos quais 1.252 são concluintes do ensino médio. O segundo município com maior número de inscrições é Arapongas, com 1.813. Ivaiporã tem 1.272 inscritos e Jandaia do Sul tem 825 inscritos (516 concluintes). O maior aumento percentual de inscritos foi em Mauá da Serra, onde as inscrições passaram de 419, no ano passado, para atuais 520, um aumento de 24%.

Para o diretor do Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Cerávolo, Diego Favaro Soares, o aumento de inscrições se deve à combinação de fatores, entre eles a retomada da rotina educacional após o período mais crítico da pandemia e o fortalecimento de políticas federais que incentivam o ingresso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

“Eu acredito que seja uma volta à normalidade do pós-pandemia, e também essa política do governo federal em valorizar o Sisu, o Prouni, o Fies. A somatória desses fatores leva ao aumento de inscritos. Aqui no colégio, fazemos um trabalho de incentivo desde o primeiro ano do ensino médio. Em reuniões com os pais, incentivamos a participação no Enem, e oferecemos um cursinho que acontece praticamente o ano todo. Ele começou no final de março e ocorre todos os sábados pela manhã, ajudando os alunos na preparação para o Enem, vestibulares e programas de seleção seriada, como os da UEM e UEPG”, explicou Diego.

PREPARAÇÃO

Bruno César Beneli Lacerda, coordenador pedagógico do Colégio Mater Dei e do Curso Pré-Vestibular TetraMais acredita que houve uma renovação do interesse dos jovens pelo Enem. “A retomada do Enem como um importante caminho para o ingresso em universidades públicas e a adesão ao Sisu e Prouni são fortes atrativos que provavelmente impulsionaram a procura”, afirma Lacerda.

Com o maior interesse, a preparação para o exame também se mostra estratégica. Segundo o coordenador, simulados são uma das ferramentas fundamentais para os alunos se adaptarem ao tempo de prova e ao formato das questões, além de ajudarem no desenvolvimento de técnicas para otimização do tempo. “Esse tipo de treino permite que os candidatos compreendam melhor a estrutura do exame, ganhem agilidade e desenvolvam técnicas para otimizar o tempo durante a resolução”, explica.