Com 41,7 mil visitantes, Festoque bate recorde de público em Apucarana

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 09/09/2024
Festoque foi realizada na Acea

A Feira Ponta de Estoque (Festoque), da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), bateu todos os recordes na edição que terminou neste domingo (08). Com público total de 41.787 visitantes, o evento foi realizado durante cinco dias na Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea). 

-LEIA MAIS: Centro de Valorização da Vida seleciona novos voluntários em Apucarana

Foi a maior feira em número de expositores: 25% a mais que em 2023. Foi o maior evento em negócios realizados e um sucesso absoluto de público. “Passaram pela Festoque quase 42 mil visitantes. Números expressivos, para uma edição onde o feriado caiu no sábado”, diz o presidente da Acia, Wanderlei Faganello.

Em 2022, a Festoque registrou um pouco mais 33 mil visitantes. “Em 2023, foram 41.105. Percebemos que a qualidade dos expositores e produtos, aliada a melhoria constante da estrutura e divulgação, tem feito com que as pessoas venham fazer as compras em mais de um dia. Mostrando que a Festoque é um dos principais eventos de Apucarana, tanto pela qualidade dos produtos, quanto pelo preço”, destaca Faganelo.

A Acia divulgou o potencial da feira para seus associados. “Quem acreditou e fez investimentos, colheu bons resultados com vendas. E o público compareceu e encontrou uma diversidade muito grande de expositores, um ambiente confortável com climatização amena, apesar dos fortes dias de calor”, reforça Faganello.

Festoque em números 

A Feira de Ponta de Estoque da Acia teve sua abertura na quarta-feira (04) e recebeu 3.313 visitantes. Na quinta, registrou 4.463 pessoas. Na sexta, um público de 5.395. “Já no fim de semana, batemos todos os recordes. No sábado foram 17.084 e no domingo 11.532. Fechando em 41.787 o número total de visitantes”, enumera Faganello.

A contagem foi feita por reconhecimento facial. “Neste ano colocamos ainda a IA que fez o reconhecimento por gênero e idade do público visitante”, diz Faganello.

Dos 41.787 visitantes, 54% eram mulheres e 46% homens. “E a faixa etária ficou entre os 20 aos 45 anos. Temos ainda números horários de maior pico”, destaca Faganello.

Expositores satisfeitos

Em pesquisa feita pela Acia com os expositores, o número de negócios gerados foi excelente. Os corretores de imóveis, João Fukushima e Edelise Gabardo, foram para a Festoque com o objetivo de captar leads. “A feira é muito grande e tivemos a grata surpresa de vender no evento 10 imóveis, entre apartamentos e casas da Construtura Lebi”, elenca João Fukushima. Edelise completa dizendo que estão trabalhando com mais contatos feitos na feira. “Temos cinco negócios em andamento. Os contratos devem ser fechados ainda esta semana, ou seja, a Festoque deve gerar 15 vendas e um VGV de 3 milhões de reais”, diz Edelise.

Na área de móveis, o expositor Anderson Alves Pereira, disse que no quarto dia eles bateram a meta de 2023. “Vendemos mais em 4 dias, do que nos cinco de 2023. E tivemos ainda todo o domingo de vendas pela frente”, comemora Anderson, da Sonhar Colchões e Mesas.

O expositor Mateus Almeida, diz que ele e seu sócio Rodrigo, tinham a meta de superar 2023 em vendas. “A Festoque foi muito boa para nós desde ano passado. Ficamos animados com a feira e abrimos uma loja na rua. Em 2024, as pessoas conheciam mais a marca e a qualidade das peças. E, com isso, dobramos o número de vendas de peças no evento”, comemora Mateus.

A expositora Maria Aparecida Da Silva, participou da Festoque pela primeira vez. “Consegui bater minha meta de vendas e tenho que frisar que a estrutura oferecida e a organização do evento ajuda muito no sucesso dos empresários”, diz Maria.

A empresária Tatiana da Silva participa da Festoque há 11 anos. “2024 foi muito bom. A feira é forte e atrai milhares de pessoas”, diz Taty.

O empresário Maicon Douglas, já está na terceira Festoque. “No quarto dia já tinha vendido 6 mil a mais que 2023. Vim com uma meta ousada e consegui superar meus objetivos com o fechamento das vendas de domingo”, diz Maicon.

A Festoque é uma realização da Acia  de Apucarana. “Mas temos que agradecer muito o Sebrae, que trouxe um upgrade ao evento. Durante 4 dias, consultores estavam ministrando palestras sobre empreendedorismo, captação de recursos financeiros para investir no negócio, técnica de vendas, entre outros temas”, frisa Faganello.

A Festoque 30 anos teve ainda o patrocínio da Fomento Paraná, o apoio da Prefeitura de Apucarana, Sicoob, Sivana e Câmara da Mulher Empreendedora.