CMEIs e escolas de Apucarana recebem 12,6 mil alunos para 2º semestre

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 22/07/2024
Professores criaram cenários especiais para recepcionar as crianças

A Autarquia Municipal de Educação (AME), de Apucarana (PR), preparou nesta segunda-feira (22) uma recepção especial na volta às aulas, para receber as 12.600 crianças da educação infantil e do ensino básico. Nas 36 escolas e 24 CMEIs da cidade, as crianças tiveram um dia diferente, com atividades recreativas e novos conteúdos.  

-LEIA MAIS: Apucarana: Prefeitura multa em R$ 30 mil empresa de transporte escolar

O prefeito Junior da Femac (MDB) acompanhou a recepção dos alunos nas escolas Marilda Noli, no Jardim Ponta Grossa; e na Escola Braga Cortes, na Vila Formosa. “Nossas crianças gostam muito do ambiente escolar, dos amigos e de toda a estrutura preparada para recebê-los. É visível a alegria de todas elas na volta às aulas”, comentou Junior, que abraçou e conversou com os alunos nas duas escolas.

Ele fez questão de agradecer aos pais e mães que acompanham e confiam na qualidade da estrutura oferecida, na alimentação e no aprendizado de seus filhos. “Agradeço também aos professores, coordenadores, e diretores de todas as escolas e CMEIs, sem esquecer também dos demais servidores, incluindo merendeiras, serviços gerais e motoristas”, destacou, lembrando que a cada dia são servidas 41 mil refeições nas escolas e CMEIs, e mais de 5 mil crianças têm transporte escolar. 

No retorno às atividades escolares, o foco inicial dos professores foi o acolhimento das crianças, proporcionando um ambiente de confraternização para a retomada das aulas. “As crianças voltaram entusiasmadas para os CMEIs e Escolas. Elas estavam ansiosas para encontrar os professores e os colegas. O clima foi de muita alegria e tudo correu muito bem,” afirmou a secretária Marli Fernandes. 

Antes do início das aulas, nos dias 18 e 19 de julho, os diretores, coordenadores e professores participaram de formação continuada e realizaram um novo planejamento das estratégias pedagógicas para este segundo semestre de 2024.

Durante dois dias, os docentes tiveram a oportunidade de refletir sobre temas importantes, como o Complemento da Base Nacional Comum Curricular dedicado à Computação, o programa EducaJuntos, iniciativa de colaboração entre estado e município e o Referencial Curricular Municipal para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Além disso, eles puderam analisar a versão preliminar do Plano Municipal pela Primeira Infância, o PMPI, que está em fase de construção.   

O prefeito Junior da Femac aproveitou a ocasião para desejar um excelente segundo semestre letivo aos alunos, professores e servidores dos CMEIS e escolas municipais. “Graças ao time de profissionais competente que temos na rede municipal de educação, Apucarana destaca-se hoje como o município brasileiro que oferece a melhor formação às suas crianças. Muito obrigado a todos pelo comprometimento e dedicação. Que o segundo semestre letivo seja um período de muito crescimento no aprendizado de todos,” concluiu.