Quase 800 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) aguardam para serem retiradas desde a pandemia na 15ª Circunscrição de Trânsito (Ciretran) de Apucarana, no norte do Paraná. Em todo o estado, são mais de 100 mil documentos "esquecidos" nas unidades. As CNHs são devolvidas ao órgão emissor após três tentativas de entrega pelos Correios. Depois disso, os titulares precisam retirar pessoalmente.
- LEIA MAIS: Mais de 100 mil CNHs aguardam retirada nas Ciretrans no Paraná
Levantamento realizado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) mostra que os principais motivos de insucesso na entrega das CNHs são por inconsistências no endereço, falta de complemento, dados incorretos, ou por ausência de pessoas para o receber o documento.
A opção de ter a versão digital do documento é apontada como o principal fator para o "abandono" das CNHs impressas. A chefe da 15ª Ciretran, Marcela Magon, ressalta a importância de manter o documento físico, uma vez que ele ainda pode ser exigido em uma fiscalização de trânsito, por exemplo.
"Manter o documento físico é de suma importância, mas com a chegada da CNH digital muitos acabam se acomodando. No entanto, se acontecer de o motorista ficar sem internet, perder o celular ou ter o aparelho roubado, ficará sem seu documento. E muitos agentes de segurança não aceitam a CNH digital e solicitam a física", alerta.
Além das CNHs, a Ciretran de Apucarana também tem mais de 600 Certificados de Registro de Veículo (CRVs) que ainda não foram retirados, além de outros documentos esquecidos na unidade. "Muitas pessoas que vão até o Detran fazer algum agendamento ou transferência acabaram esquecendo RG, CPF, carteiras de plano de saúde, entre outros. Tem muita coisa nos achados e perdidos", informa
Quem não recebeu a sua CNH deve ir até a unidade do Detran-PR para retirar o documento. Não é necessário agendamento prévio. O cidadão também pode atualizar o endereço de cadastro por diferentes canais. No site www.detran.pr.gov.br ou pelo Aplicativo Detran Inteligente. O serviço também pode ser realizado por correspondência, via Correios, ou presencialmente nas Ciretrans.