Central da dengue atendeu mais de 700 pessoas no Carnaval

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 14/02/2024
Central da Dengue funciona no Complexo Esportivo Lagoão

Mais de 700 pessoas com dengue ou com suspeita da doença buscaram atendimento na Central da Dengue de Apucarana (PR) durante o Carnaval. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (14) pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS) que identificou um aumento de até 5% na procura em comparação com a semana passada. A alta é justificada pois outras Unidades Básicas de Saúde (UBS) estavam fechadas no período.

Foram 368 pacientes na segunda-feira (12) e 347 na terça-feira (13), totalizando 715 pessoas que procuraram o serviço, seja com suspeita ou para dar sequência ao tratamento contra a doença.

- LEIA MAIS: Em um mês, internamentos por dengue crescem 433% no "Providência"

Entre os pacientes com suspeita da doença está Beronice Benedito Farias, 57 anos, que passou mal e procurou a central. “Estou com sintomas desde domingo quando acordei com dores no corpo. Após o almoço tive vômito e à noite tive febre”, conta. De acordo com ela, o marido e a filha também testaram positivo para a doença.

Segundo o superintendente da Atenção Básica da AMS, Odarlone Orente, informa a central tornou-se um apoio fundamental para desafogar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) - que voltaram a funcionar nesta quarta-feira -  bem como a UBS Bolívar Pavão, referência no atendimento contra a dengue e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que além dos casos de dengue concentram outras demandas.

“Houve um aumento percentual de 3% a 5% em relação aos números dos mesmos dias da semana passada, talvez porque os outros ambientes estavam fechados nesta semana”, explica.

Ao mesmo tempo que o poder público está desempenhando seu papel, o médico reforça a necessidade de a sociedade fazer sua parte e combater os focos do mosquito. Ele observa que a chuva registrada na madrugada desta quarta (14) e o calor subsequente criam o ambiente propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“Precisamos do envolvimento de toda a sociedade para que olhemos nossos quintais para eliminar focos e evitar que se tornem criadouros. Só vamos conseguir vencer o ciclo da dengue a partir do momento que vencermos o mosquito vetor da doença”, convoca.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Instalada no Ginásio de Esportes Lagoão, a Central da Dengue funciona das 8h às 22h. Outras unidades também atendem pacientes com dengue como a UBS Bolivar Pavão, no Jardim América, que é referência neste tipo de atendimento, e as demais UBSs da cidade que podem atender pacientes com sintomas leves da doença.

 “Quem tem sintomas leves pode procurar inicialmente sua própria unidade, se houver necessidade será encaminhado para outro serviço”, orienta o médico. 

Assista:

Aproveite vídeos e músicas que você ama, envie e compartilhe conteúdo original com amigos, parentes e o mundo no YouTube.