Diretores do campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) estiveram reunidos nesta segunda-feira (07) com a deputada Luísa Canziani (PTB-PR) para tratar da liberação de recursos da ordem de R$ 1 milhão, oriundos do Ministério da Educação (MEC). O dinheiro já está liberado e será utilizado para otimizar equipamentos da instituição.
Além do recurso já esperado, a deputada anunciou ainda uma verba extra de R$ 500 mil através de indicação por emenda parlamentar, recurso que deverá ser liberado no ano que vem.
"Este campus nos dá orgulho, pois a vinda desta instituição mudou a história de Apucarana, temos a cidade antes e depois da instalação da UTFPR. Milhares de alunos da região, de todo o Brasil e até estrangeiros estão aqui, e isso contribui e muito para o desenvolvimento econômico e social desta cidade, por isso, acreditamos que este recursos é de extrema importância para a instituição e para Apucarana", disse a deputada.
Assista a entrevista:
De acordo com o diretor geral da UTFPR Apucarana diretor Marcelo Ferreira, os recursos serão investidos na aquisição de equipamentos para os laboratórios de dois cursos de graduação da instituição - Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação - e para atualização do datacenter do campus. “O processo do datacenter já está montado e com os orçamentos e será encaminhado à licitação. Já os equipamentos para os laboratórios já estão sendo comprados por meio de atas já registradas”, explica Ferreira.
Assista a entrevista:
O campus tem cerca de 1,6 mil alunos e oferece sete cursos de graduação: Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Licenciatura em Química e Tecnologia em Design de Moda.