Foi entregue pela Câmara de Vereadores de Apucarana na noite desta segunda-feira (15) a Comenda Cidade Alta e Mérito Profissional aos Veteranos Atlético Clube de Apucarana (V.A.C.A). A homenagem é de autoria do vereador Lucas Ortiz Leugi (PSD). A solenidade aconteceu na sede do clube.
O presidente do V.A.C.A, Ademir Cansan, foi quem recebeu a placa de homenagem.
Também estiveram presentes no evento outras lideranças políticas, como o prefeito Junior da Femac (MDB), o vice-prefeito Paulo Sérgio Vital (PSD), além dos vereadores Franciley Poim (PSD), Rodrigo Lievore Recife (MDB), Jossuela Pirelli (SD) e Tiago Cordeiro (PDT).
-LEIA MAIS: Famílias de estudantes de acidente de ônibus vão entrar na Justiça
Histórico do V.A.C.A
Fundado há 51 anos, no dia 21 de abril de 1973, o V.A.C.A. surgiu durante reunião realizada na casa de Maurício Pietro Rodrigues (tio do Binho), eleito por aclamação, presidente da nova agremiação que surgia em Apucarana. A ideia de constituir a associação ganhou força a partir do desejo de um grupo de pessoas em praticar essa nova modalidade, procurando levar para dentro de campo a mesma amizade existente fora dele.
Esse grupo, fundador do V.A.C.A., iniciou participação na modalidade de Futebol Suíço a partir da década de 60, em campeonatos internos promovidos pelo Country Clube de Apucarana, com uma turma que soube viver intensamente esses anos dourados, curtindo a vida com respeito e que valorizava muito a amizade e não o interesse.
No início, a associação recebeu o nome de União Country Apucarana (U.C.A), cujo nome foi sugerido pelo companheiro Wagner Resende Siqueira (Vaguinho), recebendo mais tarde a designação de “VAC – Veteranos Amigos do Country”, pela estreita ligação que tinha com a entidade mãe, até chegar aos dias atuais com a nominação definitiva de V.A.C.A: Veteranos Atlético Clube de Apucarana.
Enquanto ainda não tinha campo próprio, esse grupo começou suas atividades utilizando as instalações do Country Club de Apucarana, depois os de Nicola Mareze, o da Metax, do Vaguinho, e quando necessário, o C.T. do companheiro Claudião.
Em 2000, o V.A.C.A. teve o registro definitivo de seus estatutos no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas sob nº 697, de 08/09/2000, passando a existir de fato e de direito, tendo como presidente o companheiro Reuvalmiro Gomes Costa. Nesta gestão, o V.A.C.A. se consolidou patrimonialmente.
A 1ª equipe do V.A.C.A. era formada por Claudinê, Reuvalmiro, Péricles, Renê Raduy, Marcio Riva, Mauricio, Nivaldo Victor, Dorival Maiola, Hélio Maioli, Vagner Siqueira (Vaguinho) e Jesus Vicentini. Dessa consagrada equipe ainda continuam participando e vinculados ao V.A.C.A. os companheiros Claudinê, Reuvalmiro, Péricles e Wagner Siqueira. Hoje, a presidência do clube é ocupada por Ademir Cansan.