Um café da manhã especial, realizado ao ar livre e em contato com a natureza no Espaço Empreender, marcou o Dia do Idoso em Apucarana, no norte do Paraná. O momento foi proporcionado a integrantes dos grupos da residência multiprofissional, vinculados às Unidades Básicas de Saúde da Vila Nova e do Jardim Colonial.
LEIA MAIS - Rotam apreende motocicleta após perseguição em Apucarana; vídeo
O café da manhã a aconteceu nesta segunda-feira e foi organizado para marcar o Dia do Idoso, celebrado no domingo (01/10). O momento contou com a presença do prefeito Junior da Femac e da secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin.
Junior da Femac reiterou que, junto com as crianças e as mulheres, os idosos são prioridade da administração. “Nós estamos preparando a cidade para essas pessoas em vários aspectos, proporcionando os bailes, os passeios, a hidroginástica, os grupos Conviver, o Programa Vida Saudável, além das ações contínuas para melhorar a acessibilidade e a mobilidade urbana”, pontua Junior da Femac, lembrando que outro evento pensado para esse público é o “Empregabilidade 50+ Apucarana” que acontece nesta terça-feira no Espaço das Feiras, com a oferta de 300 vagas de emprego.
A secretária Denise lembra que o Espaço Empreender, situado em anexo ao antigo IBC da Vila Nova, é bastante procurado pelos grupos da terceira idade. “Eles vêm em busca deste ambiente, em contato com a natureza. Além disso, durante essa visita os idosos têm a oportunidade de conhecer a Horta Solidária que funciona neste espaço e também de fazer a compra das hortaliças produzidas aqui”, frisa a secretária da Mulher e Assuntos da Família.
Após o café da manhã, os idosos também puderam participar de uma oficina de aproveitamento integral das hortaliças, ministrada por Marlene Rossi.
RESIDÊNCIA MULTIDISCIPLINAR – Os idosos que participaram do café da manhã integram os grupos de residência multidisciplinar das Unidades Básicas de Saúde Leopoldo Hartwig Júnior (Vila Nova) e Antonio Sachelli (Jardim Colonial). De acordo com os educadores físicos vinculados às unidades, Marcelo Quirino e Cláudio Douglas Lopes Calado, os idosos participam de variadas atividades através da residência multiprofissional (psicólogo, dentista, enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta e educador físico).
“Realizamos atividades físicas, como exercícios funcionais, cuidados com as mulheres, caminhada e socialização”, cita o educador físico Cláudio Calado, que coordena as atividades físicas do grupo do Jardim Colonial. “No nosso grupo incluímos também a dança, passando para eles os ritmos, o que é bastante apreciado pelos idosos”, completa o educador físico Marcelo Quirino, profissional que desenvolve as atividades na região da Vila Nova.