Bicicletas motorizadas são alvo de nova operação da PM em Apucarana

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 25/01/2024
Fiscalização de trânsito em Apucarana

O 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) lançou nesta terça-feira (24) uma nova Operação de Fiscalização de Trânsito, com vistas a reforçar as abordagens, bloqueios e vistorias de veículos em Apucarana, orientando motoristas e, quando necessário, realizando as autuações de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. 

-LEIA MAIS: PM apreende bicicletas motorizadas irregulares em Apucarana

A operação se estenderá pelas próximas semanas e visa especialmente os veículos que circulam com escapamento irregular, com descarga livre, e as “bicicletas motorizadas”, sem abrir mão da fiscalização de demais infrações. A ação busca oferecer resposta ao excesso de motocicletas em condições inadequadas, que incomodam a população devido à emissão de ruídos. 

Entenda a diferença entre os modelos

As bicicletas “motorizadas”, ou seja, as bicicletas de propulsão humana adaptadas artesanalmente, com tanque de combustível, motor e acelerador, não são permitidas, uma vez que se equiparam às motocicletas e necessitam de registro e licenciamento junto ao DETRAN, além da necessidade de habilitação própria para a categoria.

As bicicletas elétricas em que há necessidade da ação sobre os pedais e que não possuem acelerador são permitidas apenas em ciclovias e ciclofaixas. 

Outra situação são as bicicletas elétricas que já são fabricadas dessa forma, que são equiparadas aos ciclomotores, e que são permitidas, mas que necessitam de emplacamento junto ao DETRAN, além da necessidade de condutor habilitado na categoria A ou ACC.