O secretário de Saúde do Paraná e deputado licenciado, Beto Preto, inaugurou, na tarde desta quarta-feira (29), as obras de reforma e ampliação do Pronto-Socorro do Hospital da Providência, em Apucarana (PR). A solenidade também marcou a entrega do novo Centro de Ortopedia da unidade hospitalar. O investimento total foi de R$ 3,2 milhões, com recursos da própria Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR). Veja o vídeo abaixo
-LEIA MAIS: Inscrições para vestibular 2025 da UFPR começam nesta quarta (29)
Durante a solenidade, Beto Preto destacou a importância do Hospital da Providência para a saúde de Apucarana e da região. Segundo ele, o momento é de "pensar grande" e, por isso, o secretário defendeu a discussão de um projeto para transferir o Terminal Urbano - que fica ao lado do hospital - para uma área junto ao Cemitério da Saudade. "O terminal poderia ser ali e, assim, o Hospital da Providência teria mais espaço para crescer", disse, citando que a instituição deve instalar em Apucarana em breve uma unidade cardiológica, que fará cirurgias e procedimentos, como cateterismo. "Esse hospital é importantíssimo para nós", acrescentou.
Segundo ele, a inauguração desta quarta-feira integra uma parte dos investimentos do Estado. Segundo ele, o governo Ratinho Junior (PSD) está investindo quase R$ 30 milhões na reestruturação do Hospital da Providência, o que inclui a nova maternidade, em construção.
Beto Preto lembrou que a ampliação e reforma do Pronto-Socorro foi discutida com a diretora-geral, irmã Geovana Ramos, ainda durante o internamento do pai dele Pedro Preto, que morreu em 2019. "Propus uma melhoria no fluxo do Pronto-Socorro, pois se tratava de estrutura de 30 anos", lembrou.
A irmã Geovana Ramos, diretora-geral do Hospital da Providência, afirma que a unidade vem passando por uma grande transformação. "No ano passado, nós atendemos mais de 100 mil pacientes nas nossas unidades e, com essas obras entregues, vamos oferecer novas áreas para eles", disse, citando o avanço da nova maternidade.
A diretora-geral destaca que o Pronto-Socorro ganhou uma nova fachada e, principalmente, uma nova entrada de ambulâncias que permitirá novos fluxos de atendimento. "O paciente quando chega grave, de Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Siate ( Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência, do Corpo de Bombeiros), ele vai poder parar em um local de frente à unidade, que vai dar lateralmente ao lado do trauma, isso vai dar mais agilidade aos pacientes mais graves e também na locomoção de veículos, que vão poder entrar e poder sair pela mesma rua, a Rio Branco", cita, destacando a nova recepção.
"Isso tudo foi pensado há muito tempo. Há anos que queríamos fazer isso", diz a irmã Geovana. Ela cita também o novo Centro de Ortopedia. "É um local novo, com nova recepção, com consultórios próprios. Era uma demanda da população e também do corpo clínico", pontua.
Ela destaca o empenho e o trabalho do secretário Beto Preto. "Ele (Beto Preto)é o grande idealizador e incentivador disso. Apucarana tem o privilégio de ter uma pessoa que tem essa sensibilidade e que está fazendo a diferença em nossa instituição para milhares de pacientes", disse.
OBRAS
Segundo o Hospital da Providência, a reforma abrangeu uma área total de 1.595,32 m² de reforma e ampliação. Os obras incluem a construção do acesso de ambulâncias com áreas cobertas, quarto individual, recepção SUS, sala de espera, sala de exames, posto de enfermagem, cinco consultórios, duas salas de trauma, duas salas de emergência, duas salas de medicação, pequenas cirurgias, farmácia, sala de triagem, acesso de ambulâncias (2), controle de acesso, banheiros, circulação, sala de segurança, sala de apoio da ortopedia, área de atendimento familiar, recepção da ortopedia, sala de espera, sala de gesso e banheiros
A obra foi custeada com recursos da Secretaria de Estado da Saúde e mais a complementação de recursos alocados de emendas federais do secretário de Estado da Saúde e deputado federal Beto Preto, para aquisição de materiais e equipamentos.
Vídeo