A companhia Azul Linhas Aéreas, que no mês passado suspendeu os voos de Apucarana, norte do Paraná, para Curitiba, informou que não há previsão para retomar a rota. A empresa, entretanto, não descarta a possibilidade de retorno dos voos diretos no município para a capital, pois há a estrutura necessária (aeroporto e aviões disponíveis). A informação foi repassada pela assessoria de imprensa do Governo Estadual, após solicitação do TNOnline
Conforme a nota, para que a rota seja retomada será necessário realizar uma campanha no município para estimular os passageiros a utilizarem o aeroporto local. Outras companhias estão com pedido de operação para as rotas do Voe Paraná, que estão em análise na Secretaria da Fazenda para sua liberação.
- LEIA MAIS: Apucarana e outros quatro municípios têm voos da Azul suspensos
QUEDA NA DEMANDA
Informações repassadas pela Azul ao Governo do Estado dizem que, a partir dos dados disponíveis na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), houve uma queda na demanda de passageiros do voo entre Curitiba e Apucarana ao longo de 2022, acentuada a partir do mês de abril. Por essa razão, a partir de maio, a Azul reduziu a quantidade de voos, e acabou por suspender a rota.
Os aeroportos que tiveram os voos suspensos, entre eles o de Apucarana, operavam com aviões de pequena capacidade e estão localizadas em um raio de até 100 quilômetros de cidades que operam com aviões maiores e mais confortáveis.
A Azul iniciou as operações em Apucarana no dia 25 de janeiro de 2022 com voos para Curitiba que eram realizados três vezes na semana: às terças, quintas e domingos. E em menos de um ano, a companhia interrompeu as atividades no município, em 16 de dezembro.
ARAPONGAS
Em Arapongas, a companhia começou a operar no dia 24 de janeiro do ano passado, com voos às segundas, quartas e sextas-feiras também com destino a Curitiba.
Em reunião realizada em outubro, representantes da Azul Linhas Aéreas teriam afirmado ao prefeito, Sérgio Onofre, sobre a possibilidade de a companhia ampliar a oferta de voos, contudo, o serviço foi cancelado em 16 de dezembro.
Em nota emitida a época, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras informou que, como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda, companhia suspendeu seus voos em cinco municípios do Paraná, e não sete como foi divulgado: Francisco Beltrão, Cianorte, Apucarana, Arapongas e Cornélio Procópio.
A companhia destaca que as mudanças foram feitas de forma planejada e que os clientes impactados foram informados com antecedência e reacomodados, recebendo toda a assistência necessária da equipe local da Azul, conforme prevê a resolução 400 da Anac.