Ave silvestre é flagrada correndo no centro de Apucarana; assista

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 24/08/2022
Uma ave silvestre, que aparenta ser uma siriema, corre rapidamente pela Rua Munhoz da Rocha

Um vídeo feito durante a manhã desta quarta-feira, 24, em Apucarana, registrou um flagrante animal: uma ave silvestre, que aparenta ser uma siriema, corre rapidamente pela Rua Munhoz da Rocha, serpenteando em frente aos carros que trafegavam na via. Veja no vídeo abaixo.

 

A ave surge na rua, correndo rapidamente, como se fugisse de um predador. As imagens chegam a lembrar um antigo desenho animado chamado Papa Léguas, tal a velocidade da corrida e a forma física da siriema. 

Ela é acompanhada por alguns metros pelo motorista que faz o vídeo, e em seguida, entra rapidamente em um estacionamento, onde funcionava um lava jato. Dali em diante, não se sabe o que ocorre com o bichinho. O biólogo Fernando Felipe Rodrigues foi acionado e deve ir até o local para tentar encontrar e capturar o animal, que segundo ele, tem hábitos diurnos, o que explica a corrida matinal da ave.

O flagrante foi registrado pelo assessor da Associação Comercial (Acia) Jian Papa, e pelo presidente da entidade Wanderlei Faganello, que passavam com seus carros no momento em que a ave corria pela rua. Jian conta que alguns carros chegaram a formar uma fila na via, com o alerta ligado, respeitando a preferência do animal na via.

"Eu e o Faganello passávamos por ali, cada um em um carro, quando vimos a ave. Já ligamos o alerta e os outros carros que estavam vindo também foram reduzindo a velocidade, chegando a causar um pequeno congestionamento ali enquanto o bichinho corria. Ficamos felizes em poder ajudar, e ver que os outros motoristas também respeitaram. É mais uma coisa inusitada, diferente, em Apucarana", disse Papa.

A ave

As seriemas são aves territoriais grandes, de pernas e pescoços longos, que variam de 70 a 90 cm. A família Cariamidae inclui dois gêneros e duas espécies que ocorrem em habitats semi-abertos e secos da América do Sul: a seriema ou seriema-de-perna-vermelha (Cariama cristata) e a seriema-de-perna-preta ou chunga-de-perna-preta (Chunga burmeisteri). A espécie Cariama cristata é encontrada em território brasileiro (onde é conhecida apenas como seriema) e também na Argentina, Bolívia, Uruguai e Paraguai. 

A palavra seriema é de origem tupi, correspondente a çariama, derivando das palavras çaria (crista) e am (erguida). O nome é grafado de várias maneiras, como siriema, sariama e çariama.