Apucaranense é um dos quatro escolhidos para estudar com Alexandre de Moraes

Autor: Da Redação,
Thursday, 18/12/2025
A escolha pelo ministro como orientador está alinhada à área de estudo de Felipe

O advogado Felipe Saconato Aoki, de Apucarana (PR), conquistou uma vaga no concorrido programa de mestrado na Universidade de São Paulo (USP). Formado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Felipe terá como orientador o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

A aprovação do apucaranense ocorre em um cenário de alta competitividade. Embora a USP não divulgue números oficiais totais de inscritos, 855 candidatos foram aprovados na fase teórica para a etapa final de seleção pelos professores da instituição. Para se ter uma ideia, o ministro Moraes selecionou apenas quatro alunos de todo o Brasil para orientar em 2026.

LEIA MAIS: Brasileira morre na Alemanha após vazamento de gás em casa

Área de estudo

A escolha pelo ministro como orientador está alinhada à área de estudo de Felipe. Moraes é professor titular de Direito Eleitoral na instituição, tema central do projeto de pesquisa do advogado. O estudo analisará a atuação da Justiça Eleitoral em relação à liberdade de expressão. "Minha pesquisa se concentra especificamente na liberdade de expressão e a Justiça Eleitoral. O tema é relevante, pois nos últimos anos houve decisões importantes, como as cassações do deputado Fernando Francischini e da deputada Carla Zambelli por fake news. A justiça tem se debruçado sobre os limites da liberdade de expressão", explicou Felipe.

Processo seletivo

Para garantir a vaga, Felipe enfrentou um processo composto por três fases eliminatórias. A primeira exigiu comprovação de proficiência em língua estrangeira, seguida por uma prova escrita baseada em uma lista de livros pré-selecionados pela Universidade.

A terceira etapa consiste basicamente na seleção do pesquisador pelo orientador, que ocorre, na maioria das vezes, por meio de análise de projeto e currículo. "É uma honra poder ser aluno dele. O professor Alexandre é reconhecido no meio acadêmico como um dos maiores juristas e constitucionalistas do país, sendo que seu Curso de Direito Constitucional é um best-seller, que já está em sua 41ª edição", destacou o advogado.

O calendário acadêmico de Felipe terá início em janeiro, com um módulo internacional em Lisboa, seguindo posteriormente com aulas em São Paulo ao longo de 2026. O objetivo principal do advogado com a pós-graduação é iniciar a sua carreira como professor. "A docência é um sonho desde a escola. Sempre quis ser professor e por isso sempre tive clareza que teria que fazer mestrado e doutorado para isso", afirmou.

Ao comentar a conquista, o advogado reforçou a importância de sua base acadêmica no Paraná: "Como filho da UEL, fico muito feliz em continuar minha formação na USP, universidade pública, gratuita e de qualidade", concluiu.