O atleta paralímpico Giovane Vieira de Paula, de Apucarana, foi convocado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) para participar na classe VL3 (atletas que usam braços, tronco e pernas na remada) do Campeonato Mundial de Paracanoagem, que vai acontecer em agosto na cidade de Duisburg, na Alemanha.
O apucaranense representará o Brasil em mais uma competição internacional. O Pantera Negra, como também é chamado, defendeu o país nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021, quando conquistou a medalha de prata, além de ter disputado os mundiais da Dinamarca, onde ficou em quarto lugar, e no Canadá, em que ficou com a sétima colocação.
"Estou muito feliz em representar mais uma vez o Brasil em um campeonato mundial, onde só vão os melhores atletas do país. Mas não vou representar apenas o país, também vou representar Apucarana, que eu tanto amo", comemorou Giovane, que deve embarcar no dia 18 de agosto para participar da competição, que terá início dia 23.
-LEIA MAIS: Equipe de Badminton de Apucarana consegue bons resultado sem torneio
"Estou no centro de treinamento [em Ilha Comprida-SP], estou treinando firme aqui durante esses dois meses, então agora é focar nos erros. Participei algumas competições atrás, em que tive um tempo muito bom, e para eu garantir a vaga aos Jogos eu preciso ficar entre os seis melhores do mundo e o objetivo é esse, mas também garantir alguma medalha", finalizou o apucaranense.
Além do Pantera Negra, o Brasil chamou outros 16 atletas. Em 2022 no Canadá, Igor Tofallini e Fernando Rufino ganharam o ouro e uma prata respectivamente no VL2, Luis Carlos Cardoso também trouxe uma prata só que pelo KL1 e Mari Santilli um bronze no VL3.
Veja a lista completa dos atletas convocados:
VL1 Feminino – Andrea Pontes e Silva;
VL2 Feminino – Debora Raiza Ribeiro Benevides;
VL3 Feminino – Mari Christina Santilli e Erisângela Toniolo;
KL1 Feminino – Adriana Gomes de Azevedo e Ana Cláudia Fiche Ungarelli Borges;
KL3 Feminino – Aline Furtado de Oliveira;
KL1 Masculino – Luis Carlos Cardoso da Silva e Luciano Pereira Lima;
KL2 Masculino – Fernando Rufino de Paulo e Uilian Ferreira Mendes;
KL3 Masculino – Jean Carlos Panucci Benites;
VL1 Masculino – Carlos Glenndel Moreira;
VL2 Masculino – Igor Alex Tofalini;
VL3 Masculino – Giovane Vieira de Paula;
DI 1 – Rafael Miranda Pereira;
DI 2 – Frederico Holler.