Apucarana terá o primeiro Centro de Inovação Têxtil do estado

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 24/05/2024
Obra do Centro de Inovação Têxtil deve começar ainda neste ano

O campus de Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) vai ganhar um Centro de Inovação Têxtil (Citex), o primeiro do estado. A obra contará com investimento de R$ 4,5 milhões da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) que também financiará os equipamentos da unidade em uma segunda etapa do empreendimento. O convênio será assinado na próxima terça-feira (28) e a expectativa é que a construção comece ainda neste ano.

Além de respaldar pesquisas acadêmicas nos cursos de engenharia têxtil e design de moda, a construção da unidade também visa fomentar a inovação, capacitação, prestação de serviços, geração de empregos, estímulo à economia, atração de investimentos, desenvolvimento de tecnologias, colaboração de networking, formação de talentos, melhoria da qualidade dos produtos, sustentabilidade, responsabilidade social, entre outros impactos socioeconômicos.

- LEIA MAIS: Catálogo de projetos de extensão apresenta soluções para a comunidade

Diretor do Campus, Marcelo Ferreira destaca que a construção do Citex está pautada no perfil do município que atualmente é o maior polo industrial do vestuário e da produção têxtil do Paraná, como aponta o Observatório do Sistema das Federações das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep). São mais de 600 estabelecimentos, entre fábricas de bonés, camisetas e jeans, com mais de 7,1 mil trabalhadores ativos, o que reforça a necessidade de criar um ambiente dedicado ao desenvolvimento de pesquisa e inovação no setor têxtil e do vestuário, de forma a agregar valor aos produtos produzidos em toda a cadeia.

Foto por divulgação/projeto
  

“Toda a produção têxtil produzida no estado, as quais necessitam de laudos técnicos para comercialização, exportação, melhorias, entre outros, são encaminhadas para o Laboratório Têxtil e do Vestuário (Lafite – SENAI, Brusque) e para o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT – SENAI, Rio de Janeiro), o que eleva os custos de produção e logística, além da morosidade para receber os resultados. Esses efeitos têm como principal consequência a diminuição da competitividade das empresas do setor”, assinala.

Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos

O diretor ressalta que o secretário de estado da Saúde e deputado federal licenciado, Beto Preto, teve papel fundamental na articulação do projeto. O secretário, por sua vez, comemora a conquista e destaca a importância do Citex, uma vez que Apucarana sedia um dos quatro cursos de engenharia têxtil do País.  “Esse é mais um importante passo para consolidar o curso de engenharia têxtil, curso de moda, mas também, principalmente, celebrar o polo do vestuário que Apucarana representa em todo o estado e também em todo o Brasil. É o único curso federal de engenharia têxtil no estado do Paraná e poucos estados têm outras modalidades deste mesmo curso. Então quando a Seti destina um investimento tão importante, está dando vazão a um anseio da UTFPR e anseio dos alunos desses cursos”, destacou.

O convênio entre a Seti e a UTFPR será firmado na terça-feira e o edital de licitação está pronto e aguardando o repasse do Governo Estadual.