Mais de 6 mil idosos já estão cadastrados no sistema de transporte gratuito em Apucarana, no norte do Paraná. O cadastramento feito pela Viação Apucarana Ltda (VAL) é obrigatório e tem objetivo de contabilizar a quantidade de usuários do serviço com 65 anos ou mais que têm o direito à gratuidade no transporte público.
"Por hora a empresa continua cadastrando porque a gente não conhece o volume de idosos que está sem cadastro. A medida que a procura for diminuindo, um prazo final será estipulado", explica o gerente da VAL, Enivaldo Bertazzo.
- LEIA MAIS: VAL cadastra idosos e implanta "Cartão Transporte Gratuito"
Os usuários cadastrados receberam o “Cartão Transporte Gratuito” que é eletrônico e deve ser utilizado na catraca para acessar ao Terminal Urbano. Nos ônibus os usuários deverão embarcar apenas pela porta dianteira e transpor a “roleta”.
Para garantir o cartão, que é gratuito, os idosos deverão acessar o link passefacil.valap.com.br e preencher as informações solicitadas, como CPF, nome completo, telefones de contato, e-mail e endereço. Após sete dias, o cartão poderá ser retirado no Terminal Urbano. A VAL disponibiliza um número em caso de dúvidas: 43-3047-3177.
A necessidade de acabar com essa lacuna nas informações ocorreu porque em 2022 o governo federal disponibilizou recursos para subsidiar as gratuidades dos idosos do transporte público no Brasil, considerando a queda expressiva da demanda de passageiros, em razão da pandemia de covid-19.