Apucarana realiza Dia D da vacinação contra a pólio neste sábado

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 06/06/2024
A ação na área central da cidade terá a presença do Zé Gotinha, símbolo da vacinação no Brasil

Apucarana realiza neste sábado (08) o Dia D de da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. A imunização, destinada às crianças menores de 5 anos, será realizada na Praça Rui Barbosa, de 9 horas às 11h30, e ainda em 27 Unidades Básicas de Saúde, de 8 horas às 16h30.

-LEIA MAIS: Apucarana divulga projetos culturais aprovados pela Lei Paulo Gustavo

As barracas de vacinação contra paralisia infantil e de demais doses para atualização do esquema vacinal (exceto dengue) irão atender na área em frente às escadarias da Catedral Nossa Senhora de Lourdes. A ação na área central da cidade terá a presença do Zé Gotinha, símbolo da vacinação no Brasil.

Zé Gotinha vai percorrer a área central em cima de uma viatura do Corpo de Bombeiros e será recepcionado na praça em frente à catedral. Neste local as equipes de saúde também irão realizar teste de glicemia e haverá atividades de recreação para crianças, em parceria com o Sesc.

Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos

A Autarquia municipal de Saúde (AMS) informa que a vacina da pólio também está à disposição da população em 27 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda-feira a sexta-feira, de 8 horas às 16h30. Neste sábado, as UBSs também oferecem as vacinas do calendário vacinal, bem como contra a dengue.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, realizada de 27 de maio a 14 de junho, visa reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para a erradicação da doença. 

“Lanço um apelo para os pais levarem seus filhos para se proteger dessa doença. Todos devem estar conscientes da importância e o benefício da vacinação contra a poliomielite”, afirma o prefeito Junior da Femac.

A poliomielite, que não tem cura, é uma doença contagiosa em que o vírus destrói partes do sistema nervoso, causando paralisias irreversíveis em questão de horas nas pernas ou braços. A vacinação é a principal forma de prevenção.