Milhares de fiéis de vários municípios da região são esperados no próximo domingo (4) em Apucarana para a Romaria Diocesana de Nossa Senhora de Lourdes. Pelo menos 28 ônibus de romeiros estão confirmados, além de um grande número de vans. Padroeira de Apucarana e também de toda a Diocese, a devoção à Nossa Senhora de Lourdes se consolida com a realização da romaria, que chega à 5ª edição. Em entrevista, o padre Douglas Felippe, também Assessor Diocesano de Comunicação da diocese, fala mais sobre o evento. (Entrevista em vídeo no final do texto)
O evento começa às 8 horas com a acolhida no ginásio de esportes Lagoão em Apucarana. O TNOnline fará a transmissão no site e em suas redes sociais. A partir das 9 horas, ocorre o acolhimento com o Bispo Dom Carlos José, junto da imagem de Nossa Senhora de Lourdes e a relíquia de 1º grau de Santa Bernadete, com a oração do santo terço. Em seguida, os romeiros seguem em procissão para a santa missa que acontece na catedral Nossa Senhora de Lourdes.
“É uma programação especial feita com muito amor, muito carinho. Queremos que os romeiros, os fiéis, cheguem com um pouco de antecedência, por volta das 8 horas da manhã, no ginásio de esportes do Lagoão para serem orientados. Depois, vamos nos deslocar até a Paróquia Cristã Profeta e da paróquia sairemos em procissão até a Catedral Diocesana, onde será realizada a santa missa”, orientou o padre.
Conforme o Assessor Diocesano de Comunicação, é aguardado cerca de 10 mil peregrinos, e a romaria está preparada para receber esse público ou mais. “Temos estrutura para receber até 20 mil pessoas, e todos podem ficar despreocupados; será um ambiente confortável e tranquilo para acolher da melhor forma nossos romeiros,” disse.
Por se tratar de um grande número de pessoas, haverá tendas e cadeiras para abrigar os fiéis.
Segundo padre Douglas, os peregrinos serão aspergidos com a água milagrosa trazida pelo bispo em uma de suas visitas a Lourdes. O padre também alerta para as altas temperaturas que podem ser registradas no domingo e pede para os fiéis tomarem alguns cuidados. “O dia tem previsão de estar muito quente, então leve sua garrafa com água, teremos bebedouros espalhados pelo local, passe protetor solar, repelente, leve seu chapéu ou boné para se proteger,” recomendou o sacerdote.
O evento religioso já está no mapa do Paraná, atraindo inúmeras pessoas para celebrar a fé. “Com a 5ª romaria, estamos fazendo história, uma tradição muito bonita. A Romaria já se tornou o maior evento religioso de toda a Diocese de Apucarana e também do estado do Paraná,” finaliza padre Douglas.
Entrevista com padre Douglas Felippe:
Serviço:
Algumas ruas serão interditadas no período das 6h às 12h (mapa abaixo) para a realização do trajeto da romaria.
Conforme o superintendente de trânsito, Carlos Mendes, a rotatória da Cristo Profeta estará funcionando normalmente. "A interdição acontece um pouco à frente da rotatória, e isso não prejudicará ninguém, por ser no domingo de manhã. Além disso, o Corpo de Bombeiros também participou e aprovou o trajeto, para a segurança de todos," explicou. (nomes das ruas interditadas abaixo)
Alimentação: A feira da Lua também estará montada oferecendo vários tipos de alimentos para atender a todos que desejam comer um lanche após a romaria. O comércio também abrirá no domingo a partir das 13 horas por conta da Apucarana Liquida.
Isolamento amarelo das 6h às 9h30:
Rua Antônio José de Oliveira, Avenida Pirapó, Avenida Irati, Rua Padre José F. Domingues Alexandre, Rua Geremias Lunardelli e Rua Antônio Ostenski.
Isolamento Cinza:
Rua Professor Erasto Gaertner, Rua Guarapuava, Rua Miguel Simeão, Rua Doutor Osvaldo Cruz.
Isolamento Vermelho das 6h às 12h:
Avenida Curitiba, Avenida Professor João Candido Ferreira, Rua Rio Branco, Rua Osório Ribas de Paula.