Apucarana participa de ato em defesa da Saúde Mental

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 16/12/2020
Apucarana participa de ato em defesa da Saúde Mental

O Fórum Popular da Saúde Mental de Apucarana com a Associação dos usuários, familiares, trabalhadores e amigos da Saúde Mental de Apucarana (Auftasma), participam de ato nacional contra o que classificam como tentativa de 'desmonte' do serviços da rede de atenção psicossocial, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

"A manifestação acontece nesta quarta-feira em todo Brasil para pressionar o Governo Federal a recuar da intenção de fechamento dos centros", ressalta Jackeline Aristídes, membro da associação.

O ato na Praça Rui Barbosa, em Apucarana tem o objetivo de chamar a atenção da comunidade para o problema.

"Há um debate com o tema ao longo dos próximos dias com diversas categorias envolvidas no assunto, tendo em vista reunião agendado para a quinta-feira (17), da Comissão Tripartite - (CIT), que envolve a sociedade civil com os governos, Municipal, Estadual e Federal, explica Jackeline.

Participaram do evento em Apucarana, profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde Mental e voluntários.

 “Eles achavam que nada pra mim era importante, a única coisa que achavam que pra mim era importante, era só a pinga e a droga. Depois que eu comecei a frequentar aqui (CAPS) estou pensando completamente diferente... estou com uns objetivos, estou com umas coisas na cabeça, estou fazendo os artesanatos...sempre fazendo alguma coisa pra tirar esses pensamentos ruins da minha cabeça, ficar bebendo, usando droga, desejando o mal para os outros.", relata um usuário da rede de atendimento do Caps em Apucarana.

Assista: