Os funcionários públicos da Prefeitura de Apucarana tiveram creditado nesta segunda-feira (15/07) metade do décimo terceiro salário. Segundo apurado junto à Secretaria Municipal da Fazenda, o montante pago contabiliza R$ 9.240.302,32, abrangendo todos os servidores da administração direta (prefeitura) e administrações indiretas (autarquias da Educação, Saúde e dos Serviços Funerários, e Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana – Idepplan).
-LEIA MAIS: Missa presidida pelo bispo Dom Carlos celebra a Festa de Nossa Senhora
Por lei, os empregadores têm até o dia 20 de dezembro de cada ano para saldar a obrigação patronal. A antecipação de pagamento, afirma o prefeito Júnior da Femac, é feita em reconhecimento ao trabalho do funcionalismo. “Sou neto e filho de servidores públicos e sei muito bem a dedicação que todos dispensam em favor da cidade. Cada um, dentro das atribuições do cargo, é que faz diretamente a engrenagem girar, resultando em atendimento de qualidade, desenvolvimento urbano e social”, disse o prefeito, acentuando que “embora a lei não obrigue, tem este compromisso com a categoria de realizar o pagamento da primeira parcela no mês de julho”. “A outra metade fica para dezembro e será honrada às vésperas das festividades de final de ano. Além de atender as necessidades do servidor, essa prática também contribui para a economia local, onde gira a maior parte do recurso pago, dentro do comércio, indústria e prestação de serviços”, contextualiza Júnior da Femac.
Ele também assinala que nesta primeira metade também impactou as elevações salariais pagas a 1,4 mil servidores entre os meses de janeiro e junho. “Direitos a avanços e progressões que foram concedidos ao longo do primeiro semestre, fruto de um sempre próximo e aberto diálogo com o sindicato da categoria, presidido pela professora Tarcília de Brito”, observa o prefeito Júnior da Femac.
A secretária Municipal da Fazenda, Sueli Pereira, afirma que o pagamento antecipado integra um planejamento orçamentário. “Esta programação, com o pagamento de metade do décimo dentro da primeira quinzena de julho, vem sendo mantida e executada desde que estou à frente da secretaria”, confirmou Sueli. Ela esclarece que a parcela paga nesta segunda-feira está livre dos encargos trabalhistas (INSS e IR na Fonte), que serão descontados somente na segunda metade.