Apucarana inaugurou na manhã desta segunda-feira (13) o Curso de Formação para os novos aspirantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Apucarana (PR). O evento aconteceu no Cine Teatro Fênix e contou com a presença do comandante da GCM, Reinaldo de Andrade, do prefeito da cidade, Junior da Femac, e outras autoridades da área de segurança.
O prefeito Júnior da Femac destacou que a realização do concurso era uma demanda já muito aguardada pela população.
"Em duas décadas, este foi o primeiro concurso público realizado para a nossa Guarda Civil Municipal de Apucarana, e agora nossos aspirantes passam a iniciar o curso aqui. Tenho certeza que, junto das demais forças de segurança, vamos compondo esse aparato para que as pessoas saibam que a nossa cidade tem segurança", disse.
- LEIA MAIS: 10º BPM faz entrega de donativos às vítimas das enchentes no RS
Júnior da Femac também falou sobre a implantação do uso de armas de fogo pelos agentes. Um debate necessário, que será discutido com a sociedade segundo o prefeito.
"Devemos convocar nos próximos dias os conselhos ligados à segurança para debatermos a possibilidade de armamento dos nossos agentes com arma de fogo. A criminalidade presente na cidade e na região faz com que esse debate seja importante", diz.
Os agentes que entraram agora já vão passar pelo curso para uso de arma de fogo. Além disso, o efetivo que já atua nas ruas também deve passar por esse curso.
"Os guardas já vão ter o curso de armamento, não apenas os aspirantes, como também os agentes que já fazem o efetivo". Já temos as pistolas compradas, mas vamos debater com a nossa população o que faremos diante desta questão", afirma Júnior da Femac.
De acordo com o comandante Andrade, 25 novos guardas civis municipais estão sendo agregados ao efetivo que garante a segurança de Apucarana. Eles passarão por um treinamento que deve ter duração de 4 a 5 meses, totalizando 800 horas/aula. Durante a Escola de Formação, os aspirantes irão aprender principalmente questões de segurança na região central e bairros, técnicas de abordagem, entre outros.
"Momento e reforço importantíssimo para Apucarana, pois praticamente vamos dobrar nosso efetivo. Então, vai ter mais guardas nas ruas e mais viaturas fazendo as rondas", frisou Andrade. Ainda segundo o comandante, dois aspirantes, sendo um homem e uma mulher, faltaram na aula inaugural. A GCM de Apucarana irá definir o que será feito nesse caso.
Treinamento
Alessandra Godart, superintendente da Guarda Civil Municipal de Sarandi (PR), será a responsável pelas aulas do Curso de Formação. Diversos agentes da corporação, juntamente com a coordenação do Núcleo de Ensino, ministrarão o curso para os 25 aspirantes de Apucarana.
Ela conta que as primeiras 48 horas dos novos agentes são desafiadoras e exigem um verdadeiro teste de resistência, com atividades dinâmicas e poucas horas de descanso. Essa fase do curso tem o nome de 48 horas Zero e se iniciou na sexta-feira (10) e foi até o domingo (12).
“Se caso a pessoa não for aguentar o curso de formação, as 48hZero ela realmente não aguenta, já desiste, vai para casa e vê que não é para ela. Mas quem realmente tem força e é guerreiro consegue concluir e dar continuidade no curso”, salienta.