O valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) será atualizado em 3,85% no próximo ano em Apucarana (PR). O índice foi definido em decreto municipal assinado pelo prefeito Junior da Femac (PSD), publicado nesta quinta-feira (14) no Diário Oficial do município.
-LEIA MAIS: Apucarana realiza formatura de 1.378 crianças na Educação Infantil
Segundo a secretária da Fazenda, Sueli Pereira, os 3,85% representam a correção da inflação do último ano. Não houve, assinala a secretária, reajuste acima da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O período do INPC utilizado como base foi de dezembro de 2022 a novembro de 2023.
Sueli explica que a Secretaria da Fazenda inicia agora a preparação do lançamento do tributo, com a definição de prazos e número de contribuintes tributados.
O IPTU é pago por donos de imóveis ou de terrenos dentro do perímetro urbano. No ano passado, foram gerados 62.306 carnês do tributo. “O número carnês lançados deve sofrer um aumento, já que foram criados novos loteamentos na cidade no último ano”, pontua.
O desconto para quem quitar integralmente o imposto à vista é de 5%. Esse índice está previsto em lei e não sofre alteração.