Apucarana amplia público para vacinação contra a gripe

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 30/05/2022
Apucarana amplia público para vacinação contra a gripe

A partir desta segunda-feira (30), a vacinação contra gripe em Apucarana está disponível para duas novas faixas etárias. A Autarquia Municipal de Saúde ampliou a imunização para crianças de 05 anos a 12 anos incompletos e para adultos a partir dos 55 anos de idade.

“Vamos estender para essas duas faixas etárias antecipadamente da data estipulada, 1º de junho, pelo Ministério da Saúde. Assim estamos garantindo uma imunização mais rápida para esses grupos de pessoas”, afirma o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.

Conforme determinação do Ministério da Saúde, até o momento, estavam recebendo a vacina da gripe crianças de 6 meses a 5 anos incompletos e pessoas com 60 anos ou mais, além de profissionais de saúde entre outros grupos prioritários.

O secretário Bachiega detalha que o município de Apucarana vacinou 3.4 mil crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. A cobertura é de 44,16%, já que a meta desse público é de 7.698.  Entre as pessoas com 60 anos ou mais, a cobertura vacinal ideal é de 23.035 pessoas, mas 12.223 receberam a dose da influenza até agora, o que corresponde a 53%.

“Estamos passando por uma fase com muitos casos de doenças respiratórios, em especial entre o público infantil. Apelo para os pais levarem seus filhos para vacinar. Nos ajudem a cuidar da saúde de nossas crianças”, conclama o prefeito Junior da Femac.

A vacina contra a gripe está à disposição da população em 26 Unidades Básicas de Saúde, de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 16h30.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe também está disponível para profissionais de saúde, os grupos gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. A meta é atingir pelo menos 90% destes públicos.

Fonte: Informações da Prefeitura Municipal de Apucarana.