Apucarana está entre as 10 cidades paranaenses credenciadas a participar do Programa Cidades Inteligentes, uma iniciativa do Sebrae Paraná e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) que visa preparar municípios para implementar tecnologias de inovação a serviço da população.
-LEIA MAIS: Central de Combate à Dengue é desativada no Lagoão
A parceria, firmada por meio de adesão a uma chamada pública, foi celebrada oficialmente nesta terça-feira (11/06), em ato na Sala das Cerejeiras do Centro Cultural Fênix, pelo prefeito Júnior da Femac, pelo presidente do Conecta Apucarana, Wanderley Faganello, consultor do Sebrae Apucarana, Tiago Cunha e pelo superintendente Municipal de Inovação, Carlos Mendes. O Legislativo Municipal esteve representando pelo vereador Rodrigo Liévore (Recife).
Conforme esclarece o consultor do Sebrae Apucarana, Tiago Cunha, o Programa Cidades Inteligentes, do qual Apucarana fará parte, será desenvolvido somente em 10 municípios no Paraná. “Na região norte do Estado, apenas Apucarana e Londrina vão participar desse primeiro momento da ação que objetiva levar ainda mais tecnologia, inovação e qualidade de vida para os nossos cidadãos”, revelou Cunha.
-Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
Como metodologia, o programa irá utilizar como base algumas diretrizes, entre elas a Carta Brasileira de Cidades Inteligentes, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae. “Trata-se de um programa com uma metodologia desenvolvida pelo PTI e pelo Sebrae, que será aplicado em seis etapas. Em um primeiro momento, vamos realizar um diagnóstico da maturidade, do nível em que Apucarana se encontra, por exemplo, no que diz respeito às tecnologias. Posteriormente, daremos andamento a uma série de capacitações para preparar toda a equipe de servidores da prefeitura para poder receber e alinhar também os conhecimentos a respeito do que é uma cidade inteligente”, explicou Cunha.
Ainda de acordo com ele, os trabalhos englobam definição de estratégias e mecanismos de atuação. “Será criada uma governança que vai fazer todo o gerenciamento e acompanhamento através de câmeras técnicas visando o planejamento, execução, monitoramento e controle de todas essas ações”, diz o consultor do Sebrae.
Ao assinar o termo do convênio, o prefeito Júnior da Femac reiterou seu compromisso com a inovação em Apucarana. “Contribuímos na criação do Conecta, que já tem cinco de atuação e seguimos avançando, sempre estimulando a inovação, com a proposição das leis pertinentes e também com a instituição do Fundo Municipal de Inovação”, lembrou o prefeito.
O superintendente de Inovação do município, Carlos Mendes, disse que o Programa Cidades Inteligentes surge como mais um instrumento para qualificar pessoas e seguir avançando. “O que estamos fazendo hoje em Apucarana vai fazer a diferença num futuro breve, na forma de captação de novos investimentos”, pontuou Mendes.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) e do Conecta, Wanderlei Faganello, fez questão de agradecer ao prefeito Júnior da Femac pela aprovação de todas as leis municipais necessárias para avançar com o processo de inovação. “A partir de agora também vamos atuar com o cumprimento de uma série de protocolos para a implantação do nosso parque Tecnológico”, anunciou Faganello, acrescentando que “o programa Cidades Inteligentes é mais uma importante etapa, a partir da capacitação ofertada”.
Saiba mais sobre o Programa Cidades Inteligentes do Sebrae e PTI
– Lançado em março deste ano durante o Smart City Expo Curitiba, maior evento brasileiro de cidades inteligentes, o programa será aplicado pelo Sebrae/PR e pelo Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) em apenas 10 municípios do Paraná.
– A metodologia prevê seis etapas: diagnóstico de maturidade; sensibilização e capacitação; planejamento; governança; implementação; e monitoramento e controle.
– A iniciativa prevê a preparação de servidores, viagem de benchmarking, planejamento para inserção do município no tema de cidade inteligente e monitoramento para implantar as ações.