ANTT determina melhorias em ferrovias que passam por cidades da região

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 24/03/2023
Fiscais da ANTT registram problemas em linhas férreas no norte do Paraná

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determinou que a Rumo Malha Sul melhore a sinalização e iluminação em trechos de ferrovias que passam por dentro de seis cidades do norte do Paraná, entre elas Apucarana, Arapongas e Jandaia do Sul. De acordo com o relatório de inspeção, a ordem é resultado de uma fiscalização realizada entre os dias 13 e 17 de fevereiro.

Entre os pontos em que os fiscais da ANTT verificaram as condições das linhas férreas, está o local onde aconteceu o acidente em Jandaia do Sul, em 9 de março, quando um ônibus escolar com alunos da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) foi atingido por um trem. Cinco pessoas morreram.

-LEIA MAIS: Menino vítima de acidente será sepultado neste sábado em Jandaia

No total, foram vistoriados 55 trechos ferroviários que passam pela zona urbana dos seis paranaenses, incluindo também Sarandi, Cambé e Mandaguari. Entre esses trechos, conforme a ANTT, 14 não tem qualquer sinalização e 22 precisam de manutenção na pintura.

Confira os principais reparos que precisam ser feitos:

O relatório ainda conclui que, além da responsabilidade da concessionária, outras necessidades de melhorias envolvem providências por parte das administrações públicas.

O documento ainda informa dados de acidentes que aconteceram pelas seis cidades paranaenses. Entre os anos de 2019 e 2023, até a data da fiscalização, foram registrados 25 acidentes considerados graves, com 19 pessoas feridas e dois óbitos. Além disso, foram 100 acidentes entre trens e veículos. Arapongas é a cidade com mais ocorrências, sendo 27 no total.

A Rumo tem até 30 dias para apresentar o cronograma para a correção das “deficiências apontadas” e informar em até 90 dias como está o entendimento "com as prefeituras municipais para a realização de solução conjunta das providências".

Com a concessão das ferrovias até 2027, a Rumo Malha Sul se manifestou em nota:

"A concessionária informa que o documento foi recebido oficialmente nesta quinta-feira (16). A equipe técnica da empresa irá analisar as recomendações feitas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e adotar as medidas necessárias".