Alta nos casos de Covid afeta doações no hemonúcleo

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 21/01/2022
Alta nos casos de Covid afeta doações no hemonúcleo

O aumento de novos casos de Covid-19 está prejudicando as doações de sangue no Hemonúcleo de Apucarana. A chefe da unidade, Juliana Petchak, relata que a procura já estão estava alta e que com o avanço dos casos, doações que já estavam programadas foram desmarcadas. “Doadores com familiares positivados desmarcaram as doações”, comenta.

Municípios parceiros do hemonúcleo como Cambira, Jandaia do Sul, Marumbi e Marilândia do Sul, Cambira e Jandaia do Sul também estão cancelando as doações. “Tínhamos uma coleta agendada em duas empresas de Jandaia do Sul para 8 de fevereiro que foi desmarcada por motivo de segurança”, conta.

A redução na demanda de doadores de sangue reflete no estoque da unidade que está muito baixo. Para suprir os pacientes que necessitam de sangue o hemonúcleo recorre a rede. “Bancos de Maringá, Londrina e Guarapuava acabam cedendo bolsas para Apucarana, mas também está difícil para eles”, afirma Juliana.

Segundo ela, os tipos sanguíneos que estão em falta são O negativo e A positivo. “Estamos em campanha contínua, fazendo um apelo à população doar, porque não há um substituto para o sangue”, solicita.

COMO DOAR

Para doar é preciso estar bem de saúde e ter entre 18 a 69 anos e pesar acima de 50 kg. Jovens a partir dos 16 anos podem doar caso tenham autorização do responsável. Gestantes e puérperas não podem doar. Lactantes somente após o filho completar 12 meses. Para ter conhecimento sobre todos os critérios necessários para doação, ou outras informações, entre em contato pelo telefone 3420-4200.