O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi marcado hoje com a entrega, pela Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap), de oito cadeiras de rodas motorizadas para pessoas com necessidade especiais. Foram beneficiados pacientes de Apucarana, Califórnia e Arapongas.
Os equipamentos são adquiridos com verba do programa “Viver Sem Limites”, do Ministério da Saúde, no qual a Adefiap está inscrita desde 2013. O tesoureiro da entidade, Amauri Cesar Alexandrino, lembrou que o lote de hoje também necessitou de um complemento de recurso da própria Adefiap.
- LEIA MAIS: Governador inaugura escola estadual para 900 estudantes em Ortigueira
O presidente da Adefiap, Paulo Antônio da Silva, lembra que a entrega de cadeiras motorizadas é realizada regularmente pela entidade. Em 2023 já foram distribuídas 40 unidades e a previsão de pelo menos mais 15 até o final do ano.
Paulo Silva agradeceu a parceria da prefeitura de Apucarana nas iniciativas da Adefiap. “Para aquisição das cadeiras de rodas é a prefeitura, por meio da Autarquia Municipal de Saúde, que executa os trâmites de documentação exigida dentro do Programa Viver Sem Limites”, informou Silva.
O prefeito Junior da Femac reiterou o apoio da administração municipal em todas as iniciativas da Adefiap - “Somos parceiros e, para nós da prefeitura, é um orgulho trabalhar com essa entidade - disse Junior da Femac, destacando que a fila de próteses e órteses está zerada com recursos do município. “Parabéns aos pacientes beneficiados. Vocês vão passar a ter mais qualidade de vida e mais liberdade”, complementou o prefeito.
Um dos pacientes contempados, Jhonatan dos Santos, 27 anos de Apucarana, há 5 na cadeira de rodas, manifestou que seu sentimento é de felicidade e liberdade já que poderá se locomover sozinho para ir a vários lugares, em especial à igreja.
Maria Lucilene da Silva, 48 anos, de Califórnia, que já utilizou cadeira de roda motorizada há cerca de um ano, relata o que o equipamento representa em sua vida. “Tenho a liberdade de ir a praticamente todos os lugar sem depender da ajuda de outras pessoas. Vou ao mercado, banco, festa, lanchonete. Tenho uma vida normal e sou muito agradecida ter essa liberdade novamente”, relata.
Participaram do evento de entrega das cadeiras de rodas motorizadas, o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, a secretária municipal da Assistência Social, Jossuela Pirelli, o chefe do Núcleo Regional de Educação, Vladimir Barbosa da Silva, e o presidente do Rotary Clube de Apucarana, Alexandre Spaciari Kuchpil.
A programação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência também contou com a realização do Miss Adefiap, com a participação de 20 candidatas.