A programação da Semana da Pátria começa neste domingo (01) em Apucarana, com a condução do fogo simbólico, o acendimento da pira e o hasteamento das bandeiras. O ato acontecerá, às 8 horas, no platô da Praça Rui Barbosa.
- LEIA MAIS: Temperaturas: veja como fica o clima desta sexta-feira (30)
O evento é organizado pela Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur). Conforme a professora Maria Agar, secretária da pasta, o ato contará com a presença do prefeito Junior da Femac e de autoridades do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros.
A atividade iniciará com a condução da tocha que será levada, em revezamento, por militares do 30º BIMec, 10º BPM e Guarda Municipal até as imediações do Cine Teatro Fênix, onde vai ser recepcionada por alunos da Escola de Formação da Guarda Municipal. O grupo, então, contornará a Praça Rui Barbosa e levará o fogo simbólico até o platô para o acendimento da pira.
No local, também haverá o hasteamento das bandeiras municipal, estadual e nacional. “Durante a Semana da Pátria, diariamente, haverá o hasteamento às 8 horas e o arriamento das bandeiras às 17 horas”, completa Maria Agar.
Maria Agar lembra que o ponto alto da Semana da Pátria será o tradicional Desfile de 7 de setembro, com início a partir das 9 horas na Avenida Curitiba, na altura do Supermercado Cidade Canção, e a dispersão acontecendo na Rua Osvaldo Cruz.
Como em anos anteriores, o desfile comemorativo da Independência terá a participação de instituições educacionais municipais, estaduais, federais, particulares, dos movimentos culturais organizados, de entidades filantrópicas e das instituições sociais representativas da comunidade apucaranense. “Neste ano, atendendo a solicitações, estamos abrindo espaço também para os cavaleiros. Para isso, é necessário a apresentação de um atestado de saúde e a carteira de vacinação do animal, documentação que deverá ser apresentada previamente na Promatur”, explica Maria Agar.