Em comemoração ao “Outubro Rosa”, mês que destaca a importância da conscientização sobre o câncer de mama e câncer de colo de útero, a Câmara Municipal de Apucarana alterou sua identidade visual. Em vez do tradicional fundo branco na bandeira de Apucarana, aparece o Rosa, ação que reforça a atuação de mídia do legislativo apucaranense em defesa do Outubro Rosa. O site oficial também foi alterado.
O objetivo, segundo o presidente da Câmara, professor Luciano Molina (Rede), é alertar para a importância da realização de exames e do diagnóstico precoce para o tratamento da doença. “O câncer de mama acomete cerca de 60 mil brasileiras por ano. Temos que incentivar e conscientizar as pessoas da importância da prevenção. Acreditamos que é um tema relevante e, esse é o momento de unirmos força e entrarmos nessa luta junto com o Governo do Estado que lançou a Campanha Paraná Rosa, em parceria com o Município, que oferece atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e nós, como vereadores, que fazemos a nossa parte, levando as informações e auxiliando, sempre que
necessário, as pessoas que precisam, conscientizando da importância de fazer os exames”, lembrou Molina.
Segundo ele, também será programado, na Câmara Municipal, um dia para que os servidores e vereadores usem uma peça de roupa rosa ou até mesmo um laço rosa na roupa para marcar a data. “Em outubro a cidade fica cor de rosa, o Paraná e o Brasil ficam cor de rosa e a Câmara não pode ficar de fora dessa luta”, ressalta.
Outubro Rosa existe desde 1997 e promove ações voltadas à prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero, além do diagnóstico precoce dessas doenças.