O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná,Creci-PR, em breve vai instalar uma sede em Apucarana. A informação foi confirmada pelo presidente do Conselho, Luiz Celso Castegnaro, que veio de Curitiba, para conhecer as futuras instalações.
O posto de atendimento avançado, ficará próximo da prefeitura, no centro da cidade. O espaço será cedido em regime de comodato, em parceria com o município. Em Apucarana existem aproximadamente 200 corretores que não vão mais precisar ir até Londrina para resolver problemas de documentação, por exemplo.
"Começamos uma valorização das empresas imobiliárias e dos corretores. Recentemente realizamos uma reunião de diretoria em Apucarana, com a participação de diretores do Paraná, que contou também com a participação de estudantes, e reivindicamos ao prefeito o apoio para implantação de um posto de atendimento avançado em Apucarana. Com a parceria firmada, acredito que até o final do ano, a sede já estará instalada e em funcionamento", comenta o presidente do Creci-PR
Luiz ressaltou que no Creci-PR atende corretores em todo Estado, mas que também existe para defender a sociedade."Nós existimos também para atender a sociedade, para registar e apurar denúncias. Fazemos um trabalho forte com a população. Firmamos um Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público do Paraná (MPPR) . No termo estabelece iniciativas conjuntas que visam prevenir, fiscalizar, processar e reprimir o parcelamento irregular do solo rural.O Ministério Público tem atuado de forma rigorosa para coibir a comercialização de loteamentos ilegais e essa parceria representa a união de esforços das duas instituições em benefício da sociedade paranaense. A assinatura deste Termo de Cooperação indica que os corretores de imóveis possuem papel fundamental nas transações imobiliárias, sendo responsáveis por instruir corretamente compradores e vendedores sobre exigências legais na comercialização de imóveis”, detalha.
Para o gerente regional do Creci-PR de Londrina, Claudemar Ferreira, com a sede em Apucarana, vai desafogar os atendimentos feitos na agência.
"Existem 43 cidades que pertencem à regional de Londrina. Com a abertura da sede em Apucarana, profissionais da cidade, de Arapongas, e das cidades próximas, vão poder resolver os problemas com mais facilidade. Não vou precisar ir mais até Londrina para protocolar documentos", enfatiza Claudemar.
Já para o delegado do Creci-PR de Apucarana, Antônio Bertoli, a cidade só tem a ganhar com a vinda da sede para o município.
"A vinda fortalece o trabalho que a gestão vem desenvolvendo, essa aproximação do Creci com o profissionais liberais e as empresas que são credenciadas só vai facilitar acesso, trazer informações, será um local para reclamação, para emissão de selo de avaliação que o corretor pode emitir se tiver habilitado, será um ponto de apoio. Apucarana ganha muito com isso," ressalta Bertli.
O Superintendente do Creci-PR, Luiz Ribeiro, destacou os projetos que a atual administração do conselho vem colocando em prática na região.
"Percebeu a necessidade da aproximação do conselho com os corretores, e na nossa gestão que teve início em 2019 e segue até 2021, implantamos o café com presidente e vamos nas cidades de menor porte. Nesse café os corretores falam sobre as necessidades, o que esperam do conselho, o que precisam na região. Esses encontros vem dando um resultado positivo, pois vemos a necessidades desses municípios", finaliza.
Na foto: Luis Ribeiro, Superintendente do Creci-PR, Antônio Bertoli empresário de Apucarana, Luiz Celso Castegnaro, presidente do Conselho e gerente regional do Creci-PR de Londrina, Claudemar Ferreira.