O projeto Elos de Vida do Hospital da Providência promoveu encontro entre mães, gestantes e profissionais da saúde para palestras sobre prevenção de deficiências e desenvolvimento infantil. A ação contou com a presença das especialistas da área de psicologia, fonoaudiologia, assistência social e fisioterapia da Clínica do Bebê da APAE de Apucarana.
“O nosso projeto começou porque crianças de cinco anos vinham para nossa Instituição com a cognição pouco desenvolvida e percebemos a necessidade de estimulá-las antes dessa idade para que não precisassem frequentar uma APAE futuramente”, explica Graziele Talin Welter Darodda, fonoaudióloga.
De acordo com David Brito, coordenador do projeto Elos de Vida, o conhecimento repassado pelos profissionais sobre deficiências infantis traz benefícios para todos do ambiente familiar. “É importante falar do tema na gestação e até para quem já é mamãe, pois a troca de informação pode auxiliar os pais e ter reflexo positivo na vida da criança”, afirma.
Ingrid Kauane de Oliveira tem três filhos e esteve com o caçula no encontro. “É muito bom participar, principalmente aprender sobre a deficiência intelectual infantil, às vezes acho que sei de tudo, pela experiência com meus filhos mais velhos, mas aprendi coisas novas nesse encontro”, comenta.