Bombeiros de Apucarana vão integrar equipe paranaense que vai combater incêndios na Amazônia

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 29/08/2019
Bombeiros de Apucarana vão integrar equipe paranaense que vai combater incêndios na Amazônia

Dois bombeiros do 11° Grupamento de Bombeiros (GB) de Apucarana vão integrar a equipe de 30 profissionais que o Paraná vai enviar para atuar no combate aos focos de incêndio na Região Amazônica. A equipe de bombeiros militares do Estado vai integrar a Operação Verde Brasil por determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, que atendeu prontamente uma solicitação de apoio feita pelo ministro Sérgio Moro, da Justiça e Segurança Pública.

“O nosso Corpo de Bombeiros é referência para o Brasil e o Paraná tem o dever de colaborar com o País”, afirmou o governador. “Não pensei duas vezes quando fomos acionados pelo ministro Sérgio Moro”, ressaltou ele, destacando que o Estado pode colaborar com equipamentos e veículos caso seja necessário, como aconteceu no auxílio dado pelo Paraná às buscas de vítimas da tragédia de Brumadinho no início do ano.

A tropa embarca no domingo (01), inicialmente para o Rio de Janeiro, onde se junta a equipes do próprio Rio, Santa Catarina e também do Chile. Responsável pela expedição, o tenente-coronel Edson Manassés explica que o grupo paranaense ficará encarregado de debelar o fogo na região da Serra do Cachimbo, no Pará. A previsão inicial é uma missão com duração de 15 dias.

Os profissionais de Apucarana que vão integrar a equipe são o soldado Carlos Eduardo Barbosa e o cabo Gustavo Luiz Maiola Baptistão. 

“É uma ação importante para o mundo inteiro e ajudar a acabar com os focos de incêndio marca a história do Corpo de Bombeiros do Paraná”, afirma o tenente-coronel, que é chefe da terceira seção do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros, responsável pelo planejamento e operações estratégicas.