A Cristal Sete acaba de completar 20 anos de atuação, em Apucarana. São duas décadas de constante crescimento e aperfeiçoamento no segmento que tornaram a empresa uma das mais especializadas no segmento de vidros de segurança em todo o Estado. Desde 2012, a Cristal Sete é a única franqueada Blindex autorizada a utilizar a marca no Paraná e São Paulo. Atualmente são 16 franqueados em todo o Brasil.
O gerente comercial Angelo Gracioli conta que a empresa familiar iniciou sua atuação no mercado em julho de 1999, com o nome de Vidraçaria Paraná. “Direcionamos nossa dedicação para a criação de uma nova empresa de beneficiamento e têmpera de vidros”, conta.
Gracioli relembra que o grande desafio na época era o desenvolvimento de um forno de têmpera com tecnologia própria. Após 8 meses de trabalho, nasceu o forno vertical para têmpera de vidros, juntamente com o surgimento da Cristal Sete. Com o passar dos anos a empresa expandiu sua atuação o Estado e em 2003, construiu a nova sede.
“A parceria com a S. Glass possibilitou o desenvolvimento de nosso forno horizontal. Como resultado, podemos temperar peças com dimensões ainda maiores e sem marcas de pinça, aumentando a capacidade de produção e também a qualidade de nossos produtos. Hoje a Cristal Sete entrega vidros para todo o Paraná e São Paulo”, afirma Gracioli.
Processo de fabricação
O processo de fabricação começa com o vidro não processado que vem da fábrica em grandes chapas, conhecido como vidro comum. O material é beneficiado na Cristal Sete com o processo de têmpera que transforma o vidro comum em vidro de segurança Blindex.“A Cristal Sete busca em cada estágio da fabricação de seus produtos e serviços, a qualidade desejada por seus clientes, tudo de acordo com as normas brasileiras”, destaca.
Para viabilizar o desenvolvimento de suas atividades, a empresa investe constantemente na capacitação técnica dos colaboradores, buscando suprir as necessidades dos seus clientes e do mercado vidreiro, visando produzir vidros com qualidade através de suporte técnico, parcerias e comprometimento com os clientes, além do aprimoramento dos conhecimentos e formação profissional de seus colaboradores e a implantação de novas tecnologias de produção.
“Hoje o vidro vem tomando cada vez mais espaço na construção civil, mas é preciso saber muito bem das normas e estar antenado nas possibilidades que se possa usar e qual tipo de material correto para cada aplicação. Por isso, antes de construir ou colocar um vidro na obra, é muito importante buscar um bom profissional, um arquiteto ou engenheiro que possa garantir que a instalação do produto esteja de acordo com as normas de segurança”, afirma Gracioli.
Dentre as principais tendências de mercado, o gerente comercial destaca os vidros de proteção solar que agregam muitas vantagens como a economia de energia elétrica, com a redução do uso do ar condicionado e da iluminação. Outra forte tendência destacada por ele é o vidro laminado temperado que em caso de quebra os cacos ficam presos a esta película.
“É um produto que proporciona altíssima segurança, uma vez que dificultando a quebra do vidro por completo, pois inibe a entrada de ladrões nos estabelecimentos, lesões por estilhaçamento do vidro e até mesmo previne que a pessoa caia, caso esteja apoiada no vidro”, afirma. A Cristal Sete Vidros Temperados fica na Rua Haydio Miguel de Souza, nº 56, em Apucarana.