Uma campanha visa arrecadar lacres de alumínio para trocar em cadeiras de rodas e ajudar pessoas com necessidades especiais, em Apucarana. A ação, encabeçada pelo empresário Vlamir Stabile Lopes, também conta com apoio dos Escoteiros do Brasil.
Lopes possui um banco de cadeiras de rodas com cerca de 400 unidades e utiliza os lacres para adquirir novos equipamentos. Cada cadeira equivale a 122 quilos de lacres. Até o momento, já foram juntados 150 quilos.
“Comecei a arrecadar para adquirir cadeiras novas e continuar ajudando quem precisa”, comenta.
Lopes realiza o trabalho voluntário há muitos anos e diz que o valor cobrado é pago em oração. "Cobro 10 pai nossos e 10 ave marias para emprestar as cadeiras. Se quiserem pagar mais eu aceito. Quanto mais oração melhor”, afirma.
O empresário conta com apoio dos Escoteiros do Brasil para ajudar na arrecadação e conscientização da população sobre a importância da reciclagem. “É uma forma de incentivar a preservação do meio ambientes, ajudando na conscientização das pessoas, pois é algo que costuma ir para o lixo. Mas tem grande serventia”, enfatiza.
Vários pontos de arrecadação estão espalhados pela cidade: Catedral Nossa Senhora de Lourdes, Colégio São José, Colégio Nossa Senhora da Gloria e na Comercial de Aviamentos Del Rey. O objetivo é ampliar os postos para bares e lanchonetes onde há consumo de bebidas com lacres.