Em reunião mantida no início da tarde de hoje (28) com o engenheiro Alex Severo, responsável interino pelo escritório regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o prefeito Junior da Femac expôs a precariedade de vários trechos do Contorno Norte de Apucarana. Ao mesmo tempo, o prefeito cobrou uma manutenção freqüente e outras melhorias, visando garantir mais segurança e trafegabilidade na rodovia.
Acompanhado do secretário de Obras, engenheiro Herivelto Moreno, do Procurador Geral do Município, Paulo Sérgio Vital, e do secretário chefe de gabinete, Laércio de Moraes, Junior da Femac lembrou dos frequentes acidentes que têm sido registrados no Contorno Norte, vitimando pessoas de Apucarana e região. Ele citou que a última tragédia resultou na morte do casal Maria Inês Araújo e Francisco Ruiz Soares, junto à Sociedade Rural de Apucarana.
“O Contorno Norte de Apucarana foi construído há décadas e de lá para cá a cidade cresceu nesta direção, passou a ter 84 mil veículos circulando e surgiram novas conexões urbanas com a denominada Rodovia Michel Soni (PR-170), que faz a interligação entre as BRs 376 e 369”, argumentou o prefeito, acrescentando que hoje existem conflitos em vários pontos dos 12 km de extensão do contorno.
Na discussão dos problemas existentes no contorno, o engenheiro Alex Severo deixou evidenciado que, neste momento, o DER não tem condições de atender as demandas reclamadas pelo prefeito de Apucarana. Segundo ele, a prefeitura pode protocolar suas reivindicações ou projetos junto ao Departamento de Estradas de Rodagem, para análise do órgão. “É perfeitamente possível que o DER autorize a Prefeitura de Apucarana a executar as melhorias mais urgentes no Contorno Norte”, anunciou Severo.
Diante destas circunstâncias, o prefeito Junior da Femac assegurou que o município vai dispor de recursos próprios e também de emendas já negociadas com deputados federais, para executar duas obras prioritárias. “Vamos construir acessos mais seguros, na Rua Koey Tatessuji, junto à Sociedade Rural de Apucarana; e junto a estrada do Barreiro, na ligação com a Rua Antônio José de Oliveira (antigo lixão)”, anunciou Junior, estimando que o custo das obras seria na faixa de R$ 600 mil, com faixas extras de espera para a conversão com mais segurança.
Ele também pediu melhorias na sinalização horizontal e vertical em toda a extensão do Contorno Norte. “Vamos preparar os projetos e encaminhar ao Diretor Geral do DER, João Alfredo Zampieri”, adiantou o prefeito Junior da Femac.