Canil do 10º Batalhão de Polícia Militar é inaugurado

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 30/01/2019
A solenidade contou com a presença do Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos e de autoridades locais. Foto: TNOnline

Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (30) o canil do 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM), de Apucarana, em solenidade que contou com a presença do comandante geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos. O evento também prestigiado por autoridades municipais, do poder judiciário, promotoria pública, procuradoria do estado, e representantes da sociedade organizada.

O evento foi marcado por agradecimentos a todos que colaboraram na construção do canil. A obra iniciada em meados de 2015 foi custeada pela sociedade civil organizada de Apucarana e região, por empresários, poder judiciário, promotoria pública, conselhos de segurança de Apucarana e Novo Itacolomi, entre outros colaboradores.

Representando na solenidade as mais de 90 pessoas e empresas que colaboraram na construção do canil, o prefeito Junior da Femac, o juiz e direito e diretor do Fórum de Apucarana, Osvaldo Soares Neto, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Apucarana (Conseg), Adilson Luiz Murara, e o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviço de Apucarana, Jaime Leonel, receberam certificado de agradecimento.

“Esse canil é fruto desse momento de união que nossa cidade vivencia. Os empresários, Polícia Militar, promotores, juízes e prefeitura  se uniram com o objetivo de colocar para funcionar esse aparelho de segurança de grande importância para Apucarana”, disse Junior da Femac, que aproveitou a ocasião para agradecer a trabalho da Polícia Militar nos festejos de aniversário da cidade. “Entre sexta-feira e segunda-feira, passaram mais de 80 mil pessoas pela Praça Rui Barbosa e não tivemos nenhum incidente graças ao trabalho de segurança feito pela Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, sob o comando da Polícia Militar que manteve na praça um caminhão de grandes eventos, com drone, e um efetivo significativo. A família apucaranense pôde comemorar o aniversário da cidade na praça com total sensação de segurança”, observou Junior.

O comandante do 10º BPM, major Roberto Francisco Cardoso, lembrou que o canil vem atender as necessidades tanto dos cães como dos policiais que trabalham com eles. “Temos certeza que estamos no rumo certo com a utilização de cães nas operações policiais militares, prestando assim um serviço de melhor qualidade à população”, afirmou Cardoso.

Destacando que Apucarana vive um nível controlável de criminalidade, o delegado Jacovós citou que a vinda do canil para o 10º BPM aumentou muito apreensão de drogas e centenas de traficantes foram colocados na cadeia. “A vinda do canil foi essencial para os resultados na segurança do município”, avaliou.

Para comandante geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos, hoje, numa polícia moderna, a valorização dos cães no suporte as ações policiais é de extrema importância. “É imperativo que nossas atividades operacionais nos batalhões faça uso dos cães. O canil representa uma valorização do policial, do batalhão e o maior beneficiado é a comunidade. Quando temos uma polícia bem preparada, bem equipada, tem uma prestação de serviço melhor para comunidade”, enfatizou.

Representando o poder judiciário, o juiz Osvaldo Soares Neto, destacou a união dos mais variados setores da sociedade apucaranense. “A imagem mais fiel de Apucarana é de união, de espírito empreendedor de todos. Apucarana hoje está unida em torno de um projeto de desenvolvimento que possibilita resultados como deste canil”, exemplificou.

Canil tem 278 m² de área construída

O Canil Setorial do 10º BPM conta com 278 m² de área construída, abrigando 7 baias para os cães, salas de administração, de materiais para treino, de materiais de limpeza, de veterinária, almoxarifado de ração, almoxarifado geral, alojamento e cozinha.

O canil conta com sete cães, quatro da raça Pastor Belga Malinois, um da raça Bloodhound, um Pastor Alemão e um Golden Retriever.

Foto por Reprodução