Deficiente visual participa da Corrida 28 de Janeiro e vence desafios

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 24/01/2019
Carlinhos tem 52 anos e é cedo há 23.

Jose Carlos Santos, mais conhecido como Carlinhos, é um apucaranense de 52 anos, fisioterapeuta, praticante de atividade física e o que pouca gente imaginaria, deficiente visual. Há 23 anos Carlinhos ficou totalmente cego em decorrência de um glaucoma, e o que poderia se tornar uma dificuldade virou uma motivação.

Há alguns anos, em busca de uma vida mais saudável, Carlinhos começou a fazer atividades físicas e a corrida ganhando sua atenção. Há três anos ele participou da primeira Corrida 28 de Janeiro, e desde então é presença garantida em todas outras, bem como a deste ano.

A ideia de competir surgiu após a atividade física virar um hobby em sua vida. Com ganhos na saúde, Carlinhos passou a se dedicar aos treinos, até que resolveu se arriscar nesse novo desafio.

“Cada ano que passa eu consigo diminuir o meu tempo, e tenho me preparado cada vez mais para isso”, afirma ele que corre a modalidade 5 quilômetros.  Para correr, Carlinhos conta com um guia que o acompanha todo trajeto. “Através de uma cordinha que vai no braço de cada um, vamos correndo lado a lado, e ele vai me alertando também dos obstáculos”, explica.

Ao ser questionado sobre as dificuldades diante da sua limitação, Carlinhos esbanjou confiança e positividade. “A dificuldade é quando eu não consigo ir, aí eu fico chateado”.

Já acumulando oito troféus e algumas medalhas, resultado de suas classificações nas corridas, Carlinhos segue firme no seu propósito. “Se a gente não fizer nada, o que seria da gente, como deficiente ou qualquer outra pessoa? Temos que ser firmes, fortes e perseverantes nos nossos ideais”, aconselha.