Enfermeira do Hospital da Providência esclarece dúvidas sobre amamentação

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 03/08/2018
Enfermeira do Hospital da Providência esclarece dúvidas sobre amamentação

O leite materno é o alimento mais completo para os bebês e gera diversos benefícios. A amamentação é um período de experiências para algumas mamães e para esclarecer dúvidas sobre esse ato de carinho e cuidado, a enfermeira do Banco de Leite do Hospital da Providência, Júlia Parra, responde algumas questões.

As fórmulas lácteas substituem o leite materno?
- Nós sabemos que as fórmulas lácteas, o leite artificial, são capazes de encher a barriginha do bebê, mas somente o leite materno é capaz de proporcionar a imunidade que os bebês precisam, o leite materno carrega toda a imunidade que a mãe adquiriu ao longo da sua vida e isso será repassado ao bebê, fortalecendo o sistema imunológico dele para vida toda.

Até quando o bebê deve ser alimentado com leite materno?
- Recomenda-se que todo bebê seja alimentado até os seis meses de vida exclusivamente com leite materno, sem nem mesmo receberágua ou chá, o leite materno já possui água, gordura e é cheio de nutrientes que o bebê precisa. Não existe melhor alimento para o bebê que o leite materno, amamentar é um ato de amor, devendo seguir junto com a alimentação até pelo menos os dois anos de vida.

Quais os benefícios do leite materno para as mães?
- Quando a mãe acaba de ter o bebezinho e logo em seguida ele vai para o peito, ela libera hormônios pra que esse leite desça, que fazem o útero contrair e voltar mais rápido no lugar, auxiliando no pós-parto imediato, controlando o sangramento e evitando hemorragias.

Existe leite fraco?
- Não existe leite fraco, a mãe produz leite de acordo com a necessidade do próprio filho, cada mulher produz o leite da maneira que tem que ser, às vezes o bebê não pega corretamente o seio e, então, não sai o volume do leite que o bebê precisa mamar, mas ajustando a pega, o bebê mama corretamente. Se a mãe acha que seu filho não está mamando o suficiente, procure o Banco de Leite ou um especialista no seu município para que ele avalie e a mãe não dê o leite artificial, pois para manter uma boa produção, o bebê precisa estar mamando.

O Banco de Leite localiza-se no 1º andar do Hospital da Providência, o atendimento é gratuito. Telefone: 3420-1479.