Agentes do Depen são presos por suspeita de facilitar entrada de drogas na cadeia

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 09/05/2018
Agente do minipresídio tentou facilitar a entrada de drogas escondidas em legumes. Foto: Sérgio Rodrigo

Dois agentes do Departamento Penitenciário (Depen) foram presos por suspeita de facilitar a entrada de drogas e outros objetos ilícitos na cadeia de Apucarana e São João do Ivaí. De acordo com o delegado José Aparecido Jacovós, chefe da 17ª Subdivisão de Apucarana, o agente que atua no minipresídio foi detido em flagrante na segunda-feira (8), após duas pessoas tentarem entrar na unidade com beterrabas e batatas recheadas com cocaína e maconha. 

"Após a tentativa de entrada das drogas no minipresídio foi feito o flagrante e colheu-se indícios de que o agente não cumpriu com sua obrigação. Ele seria um agente colaborador, um facilitador", disse o delegado. 

Em São João do Ivaí, a delegada Karen Friedrich Nascimento informou que o agente estava sendo monitorado, pois vinha apresentando comportamento estranho. Por meio de uma denúncia anônima, a polícia foi informada de que uma mulher tentaria entrar com drogas escondidas nas partes íntimas e encaminhou a suspeita para um exame de raio-x quando ela passou pela vistoria. Misteriosamente, a droga sumiu logo após o exame.

"No exame de raio x, apesar de constatar que havia corpo estranho no canal vaginal, ela acabou conseguindo dispensar essa droga. Depois recebemos informação de que o agente pegou a droga e adentrou com ela na carceragem e fez a entrega. Quando interrogamos a mulher, ela de fato confirmou que esse agente estava entrando na cadeia com tabletes de maconha em troca de dinheiro e outras regalias. Existem fortes indícios de que ele estava traficando e facilitando a entrada de celulares entre outras coisas na carceragem", informou a delegada. 

Os agentes estão presos preventivamente no prazo de 30 dias. "A polícia faz um trabalho muito árduo para colocar bandidos na cadeia e os agentes do Estado que deveriam deveria impedir entrada de objetos ilícitos como drogas, armas, facilitam. Essas pessoas devem ser excluídas do quadro do departamento penitenciário, pois estão colocando em risco a vida dos colegas e dos policiais, pois se facilitam entrada de entorpecentes, podem facilitar entrada de armas", concluiu o delegado Jacovós.

Segundo ele, o Depen foi comunicado e deve tomar medidas para excluir os agentes do quadro de funcionários. 

Obviamente que o proprio departamento vai tomar as medidas para excluiílos.