Funcionamento de supermercados no feriado gera polêmica em Apucarana

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 28/03/2018
Funcionamento de supermercados no feriado gera polêmica em Apucarana - Foto: Tribuna do Norte

Pelo menos três supermercados de Apucarana irão abrir, pela primeira vez, no feriado da Sexta-Feira Santa (30). A medida, respaldada em um decreto presidencial vigente desde o ano passado, causou polêmica. O sindicato dos trabalhadores diz ser contra a decisão. Já a Igreja Católica prega o boicote aos estabelecimentos.

O decreto em que os estabelecimentos se baseiam foi posto em vigor pelo presidente Michel Temer (MDB) em agosto último e inclui os supermercados no rol de atividades tidas como economicamente essenciais, equiparando-os a instituições de saúde, por exemplo. Na prática, o decreto autoriza o funcionamento aos domingos e feriados civis e religiosos, sem necessidade de negociação coletiva prévia entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores. 

Boicote
A decisão dos três supermercados de Apucarana em abrir as portas na Sexta-Feira Santa já havia sido tomada no ano passado. Na época, a Igreja Católica se posicionou contra o ato, inclusive pedindo aos fiéis que boicotem os estabelecimentos na data mencionada. Após uma reunião de representantes dos mercados com o prefeito Beto Preto (PSD), no dia anterior ao feriado, os estabelecimentos voltaram atrás.

Leia a matéria completa na Tribuna do Norte - Diário do Paraná