Com apenas 20 anos, a apucaranense Débora Fuzeti está se destacando no mundo geek. A modelo e comissária de voo faz cover de personagens fictícios da cultura pop. Hobby popularmente conhecido como cosplay.
"Meu primeiro cosplay foi da Misa Amane, do anime Death Note. Foi totalmente improvisado com roupas minhas e da minha mãe. Eu a escolhi porque era o meu anime favorito. Na época e eu tinha roupas parecidas com as que ela usava, me identifiquei bastante com o estilo e resolvi fazer", recorda.
Cosplay, em inglês, é a junção das palavras costume (fantasia) e roleplay (brincadeira ou interpretação). Débora conta que os cosplayers participam de festivais da cultura pop japonesa e o mundo geek em geral. Essas pessoas apaixonadas pelo meio usam trajes (e muitas vezes fabricam as roupas) de personagens famosos, como super-heróis, e oriental, de animes e mangás.
"Uma das grandes atrações desses eventos são os cosplayers, então normalmente são eles que organizam concursos para eleger os melhores", comenta a modelo que já venceu alguns concursos.
"Já ganhei videogames, maquiagem, viagens, dinheiro, entre outras coisas. Mas estou me preparando para participar de concursos maiores", adianta.
A dedicação e paixão pela arte cosplay tem rendido muito destaque nas redes sociais. Débora divulga fotos fantasiada com seus personagens e até mostra parte do processo de fabricação dos trajes, que pode demorar até 6 meses. Além das fantasias, ela também faz a própria maquiagem. Recentemente criou um canal no Youtube e ensina maquiagem artística.
"A internet é um lugar mágico onde as pessoas podem ser muito boas ou muito ruins. Com o meu trabalho, gero bastante conteúdo e o pessoal gosta bastante. Com o público sempre crescendo é mais fácil arrumar trabalhos, dar workshop e deixar o meio cada vez mais conhecido e bem visto aos olhos do pessoal de fora que não entende muito bem", avalia.
A cosplayer disse que busca inspiração em vários personagens. Estrangeiros, em sua maioria. "Gosto muito da Jessica Nigri, Kamui, os Twin cosplay, Kinpatsu, entre outros, mas esses são meus favoritos porque são eles mesmos que fazem seus figurinos, assim como eu, e são muito caprichosos e detalhistas em um nível maravilhoso. Aqui no Brasil também existem cosplayers incríveis, não é atoa que o brasil foi campeão mundial de cosplay 4 vezes no Japão", comenta.
Dentre os ídolos brasileiros de Débora estão Giu Helssing, Samui, Somenzari, Danielle Vedovelli, Brynhild, Julius, Dani Reis e Kelly Batista.
"São muitos cosplayers brasileiros incríveis", enfatiza.