Policial militar encontra bebê que ajudou a salvar

Autor: Da Redação,
sábado, 20/05/2017

A rotina do policial militar João Batista de Souza, de 39 anos, foi interrompida por um pedido de socorro de uma mãe desesperada na última quarta-feira. Do outro lado do telefone, Viviane Pereira de Souza não sabia o que fazer para desengasgar a pequena Sarah Emanuelly, de apenas nove dias de vida. 

“Primeiramente tentei passar tranquilidade para a mãe e, na sequência, como deveria proceder para desengasgar a criança. Em menos de 15 segundos, já ouvi a criança chorando. Foi um alívio”, recorda. Ontem, o policial militar teve o prazer de conhecer pessoalmente Sarah e sua família. “É muito gratificante saber que ficou tudo bem”, diz.

O policial, que teve a atitude reconhecida formalmente pelo 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Apucarana, revela que a bebê engasgou minutos depois da amamentação. Em casos assim, o mais indicado, segundo Batista, é posicionar o bebê de bruços sobre o braço, inclinado levemente para baixo, apoiando a cabeça com a mão. Depois, devem ser dados cinco tapas nas costas, para expulsar o corpo estranho das vias aéreas do bebê, que pode tanto ser líquido ou comida. Essa manobra é chamada de Heimlich.