​Polícia apresenta dois menores envolvidos em estupro e morte 

Autor: Da Redação,
terça-feira, 10/02/2015
Polícia detém cinco pessoas durante a Operação Carnaval em Apucarana - Foto: Tribuna do Norte

Com a presença de representantes de diversos órgãos de imprensa de Apucarana e região, a delegada-adjunta da 17ª Subdivisão Policial (SDP), Iane Cardoso do Nascimento, apresentou no final da manhã desta terça-feira (10) dois adolescentes de 17 anos apreendidos em Cambira sob a acusação de envolvimento em estupro seguido de assassinato, que vitimou Elainne Cassyane dos Santos, de 13 anos. Evangélica e filha de pastor, Elaine foi abordada pela dupla na noite de quinta-feira (5) na Avenida Itália, em Cambira, quando retornava para casa, após visitar amigos em Apucarana.

Um dos infratores deu uma "gravata" (aperto no pescoço) da menina quando ela estava embaixo de uma árvore esperando a chuva passar. Em seguida a dupla obrigou a menor a ir a pé até uma plantação de soja, a cerca de 500 metros do local, onde o estupro (com coito anal e vaginal) foi consumado. Depois os infratores mataram a vítima por asfixia mecânica (enforcamento) e jogaram o corpo (despido na parte de baixo) e um riacho nos fundos da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, na zona rural de Cambira. Laudo do Instituto Médico Legal (IML) aponta que Elaine também teve o intestino perfurado. O IML constatou ainda que a menina havia falecido há pelo menos 72 horas.

De acordo com a delegada Iane, antes de ser violentada e morta a vítima ainda conseguiu fazer uma ligação telefônica para a família através de seu celular. As últimas palavras da adolescente foram: "Me solta, você está me machucando". Os parentes da menina informaram a PM sobre o telefonema e na sexta-feira (6) o caso foi relatado à Polícia Civil, que iniciou diligências e rapidamente identificou e apreendeu os dois adolescentes, ambos residentes na Avenida Itália, em Cambira. "Inicialmente os infratores confessaram a participação no crime sem mostrar qualquer tipo de arrependimento, mas depois um deles voltou atrás e disse que um terceiro rapaz, já maior de idade, teria participado da situação", afirmou a delegada. O telefone celular da vítima ainda não foi localizado.

Elainne Cassyane dos Santos, de 13 anos, 
er
a evangélica e filha de pastor: estupro
seguido de morte chocou Cambira
Imagem: Reprodução/Facebook



REINCIDENTE - Iane lembra que um desses adolescentes chegou a ser apreendido em dezembro de 2014, após tentativa de estupro também registrado na Avenida Itália, em Cambira. "Na oportunidade a vítima conseguiu se safar do infrator e depois reconheceu o delinquente e o denunciou às autoridades, mas ele não ficou apreendido na ocasião, apesar de pedido formalizado pela Polícia Civil ao Judiciário", frisa a delegada.

IMPUNIDADE DE MENORES - Segundo ela, as investigações relativas a esse caso ainda prosseguem, para apurar se realmente uma terceira pessoa participou da violência sexual, consumada com requintes de crueldade, seguida de homicídio.  "A impunidade, sem dúvida, favorece a ocorrência desse tipo de crime, que ao ser praticado por menores é classificado como ato infracional. No caso desses dois adolescentes apreendidos em Cambira, envolvidos em ato infracional de tamanha gravidade, o Judiciário deverá determinar medida sócio eduvativa restritiva de liberdade durante apenas 3 anos, ou seja, a penalização é muito branda em relação à gravidade do ato praticado", avalia Iane. 


Delegada Iane Cardoso Nascimento coordenou
investigações que resultaram na apreensão dos
dois menores suspeitos de estupro e homicídio
Foto: Sérgio Tibi


NEGATIVA DE AUTORIA - Quando foram apresentados à imprensa, um dos apreendidos praticamente se recusou a falar, mas o outro, que já havia sido apreendido em dezembro por tentativa de estupro, disse que o responsável pela morte de Elainne seria um rapaz maior de idade, que estaria foragido. "Não fiz isso que estão falando de mim", afirmou. Ele, no entanto, ficou confuso ao ser questionado sobre a situação de tentativa de estupro em dezembro do ano passado, quando o menor acabou apreendido e depois liberado.

SEPULTAMENTO - O corpo da menor evangélica e filha de pastor foi velado ontem em Cambira e sepultado às 11h30 de segunda-feira (9) no município de Ivatuba, na região de Maringá.