Na cadeia: Quase 30 celulares são apreendidos em Apucarana

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 19/12/2014
Foto: Sérgio Rodrigo

Uma operação do tipo “Bate grade” realizada na cadeia pública de Apucarana, durante a manhã desta sexta-feira (19) resultou na apreensão de 29 celulares, além de quatro baterias, fontes carregadoras, facas artesanais (chamadas de estoque) além de fones de ouvido e 6 pedaços de serras feitas pelos detentos.  Os materiais foram apresentados nesta tarde na 17ª SDP.


A ação, mobilizou cerca de 20 policiais (entre PM e Polícia Civil) além de 20 agentes de cadeia pública do Depen-PR.

Segundo Adriano Dinamite Alves Silva, subchefe de cadeia pública de Apucarana, a medida é parte dos esforços recentes, feitos na carceragem local, para garantir a segurança no local, além de reforçar a vigilância após recentes eventos que colocaram a cadeia pública da cidade em risco. “Nós temos uma dificuldade grande com as visitas aos detentos, através das quais, sempre tentam trazer um grande número de objetos para dentro da carceragem. Neste ano de 2014 tivemos também várias mulheres detidas entrando com drogas no minipresídio, além de casos recentes onde, em duas semanas seguidas, homens pularam o muro da delegacia e acabaram presos, devido a essas incidências todas, optamos pelo bate grade para minimizar chances de fuga, além garantir segurança neste período de festas” cita Adriano Dinamite.

Foto: Sérgio Rodrigo

Segundo Dinamite, havia suspeita de um planejamento de fuga no local, entre os materiais apreendidos uma “tereza” (corda feita com lençóis foi encontrada). Os nomes dos detentos, instalados na cela onde os materiais foram encontrados, serão encaminhados à Polícia Civil, e ficará a critério do Delegado José Aparecido Jacovós sobre os procedimentos a serem feitos.

Adriano Dinamite ressalta que o saldo da operação é positivo, ele relata que já participou de operações semelhantes, em cadeias menores do que a de Apucarana, onde foram apreendidos mais de 100 telefones celulares.

A última operação “bate grade” havia sido realizada no mini presídio de Apucarana em Julho.

Atualmente, o mini presídio de Apucarana abriga 220 detentos - 9 destes, são mulheres.