Novo contrato garante readequação de estradas na região do “Tatuzinho”

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 22/10/2014
Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Apucarana

Após rescindir com a empresa que havia vencido o processo licitatório, por descumprimento de cláusulas do contrato, o Município convocou a empresa que ficou em segundo lugar para executar o serviço de readequação de trechos das estradas do Tatuzinho e do Ari Costa. O contrato com a nova empresa, a Robson Fernandes Locação de Máquinas e Equipamentos Ltda, foi assinado nesta terça-feira (21/10) pelo prefeito de Apucarana, Beto Preto, em ato que contou ainda com a presença do secretário municipal de Agricultura, João Carmo Fonseca, e do superintendente da pasta, José Luiz Porto.

“Quero pedir desculpas aos produtores pelo atraso. Fizemos uma licitação no final de 2013, mas a empresa vencedora infelizmente se recusou a prestar o serviço. Agora, após cumpridos os prazos legais e seguindo o trâmite burocrático, foi chamada a segunda colocada”, esclarece.

Conforme Beto Preto, as melhorias foram projetadas visando garantir maior durabilidade. “Não é apenas uma manutenção. Trata-se de uma readequação de estrada. É uma obra projetada para que tenha durabilidade e neste momento eu peço mais uma vez a compreensão dos agricultores pela demora”, reforça Beto Preto.

“Gradativamente, estamos trabalhando para recuperar cerca 600 quilômetros das nossas estradas rurais”, assinala Beto Preto. Ele lembra que com toda essa extensão de vias rurais, hoje Apucarana perde para cidades do porte de Novo Itacolomi e Cambira, em termos de máquinas pesadas. “Infelizmente, gestões anteriores não fizeram investimentos neste setor”, critica Beto Preto, observando que no ano passado a prefeitura teve que recorrer à reforma de uma motoniveladora ano 1.964.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, o valor do contrato é de R$ 192.830,52. “Serão readequadas a Estrada do Tatuzinho, com início na Vila Rural Nova Ucrânia, numa extensão de 11,3 quilômetros. Outro trecho, conhecido como Estrada do Ari Costa, também será atendido e abrangerá mais 4,3 quilômetros de estradas”, detalha Fonseca, acrescentando que o objetivo é assegurar melhores condições de tráfego, para a produção e escoamento de safra nesta região do Município.  

Entre os serviços previstos estão a limpeza lateral das estradas, suavização do talude, construção de lombadas, limpeza de caixas de retenção de água, corte e carregamento do cascalho, implantação de bueiros e compactação do cascalho. O período de desenvolvimento dos serviços será de 90 dias, contados a partir da assinatura do contrato.