Capivara ferida é socorrida pela Polícia Ambiental

Autor: Da Redação,
terça-feira, 29/04/2014

“Acabo de encontrar uma capivara perdida e sozinha aqui no Jaboti. (Estou) no aguardo da chegada da Polícia Ambiental.” Com esta postagem no facebook, o prefeito de Apucarana, Beto Preto, comunicou os primeiros procedimentos que foram tomados no início da noite desta segunda-feira (28/04), quando ele avistou uma capivara que estava com dificuldades de locomoção, às margens do Lago Jaboti.

O animal foi resgatado e, com o apoio da Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana (Soprap), encaminhado para uma clínica veterinária particular, onde passou a receber tratamento clínico. Exames preliminares descartam a possibilidade de atropelamento e apontam para uma disfunção motora, que paralisou os movimentos dos membros traseiros.

O prefeito - que no momento estava acompanhado do secretário municipal de Serviços Públicos, Jaime Gonçalves – conta que a capivara não conseguia andar. “Era um filhote, com cerca de 25 quilos. Como apenas se arrastava, imaginamos que poderia ter sido atropelada por um veículo. Liguei para o cabo da Matta, da Polícia Militar Ambiental, que fez o resgate e o contato com a Soprap”, relata Beto Preto.

Conforme Andreia Sorpilli, vice-presidente da Soprap, o animal foi então encaminhado à Clínica Veterinária Centervet, localizada na Rua Padre Severino Cerutti. “A clínica é uma parceira da Soprap. Quem estava de plantão e fez o atendimento foi o médico veterinário Eduardo Marcelo Pereira”, conta. Após ministrar antiinflamatórios, o médico iria encaminhar ainda nesta terça-feira a capivara para fazer uma radiografia, com o objetivo de excluir a possibilidade de um trauma de coluna. “Primeiro, havia a suspeita de uma fratura. Faremos um raio-x para excluir totalmente essa possibilidade. O que já verificamos é um quadro neurológico, que chamamos de perda do reflexo de propriocepção”, afirma.

De acordo com Pereira, trata-se de uma paralisia flácida, caracterizada pela fraqueza dos membros traseiros.  O médico afirma ainda que, como a capivara não perdeu a sensibilidade, o quadro é bom e poderá ser revertido com medicação. “A capivara ficará aqui na clínica em torno de quadro dias, período em que será avaliada periodicamente”, explica.

confira também



Após esse período, a capivara deverá ser encaminhada ao Bosque Municipal até se recuperar completamente. “Vamos preparar um local adequado, esperando passar todo o tempo de tratamento. Depois, quando ela reunir condições, vamos providenciar a soltura ao seu habitat natural”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Éwerton Pires.


O filhote resgatado faz parte de um grupo de capivaras que vivem no Parque Jaboti. Na manhã desta terça-feira, o repórter fotográfico da Prefeitura de Apucarana, Edson Denobi, registrou a imagem de mais de 40 animais, tomando banho de sol às margens do lago, sendo boa parte deles filhotes.